Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cosme Rimoli Copa 2018
Publicidade

Liberação do Barcelona tirou o foco de Paulinho da Copa

O volante não esperava que o clube catalão aceitasse sua volta para a China. Não era o que o volante brasileiro desejava. Seu rendimento despencou

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Paulinho não assimilou o golpe de ter sido liberado pelo Barcelona. Em plena Copa
Paulinho não assimilou o golpe de ter sido liberado pelo Barcelona. Em plena Copa Paulinho não assimilou o golpe de ter sido liberado pelo Barcelona. Em plena Copa

Moscou, Rússia

Como se fosse depois de um tsunami, as causas da eliminação da Seleção Brasileira da Copa da Rússia, aparecem. Entre elas está o fraquíssimo futebol do seu jogador de confiança de de Tite e que ressuscitou com a camisa verde e amarela. Ele estava esquecido depois do 7 a 1 diante da Alemanha. Dunga o havia deixado de lado. 

Só que Tite sabia o que ele poderia fazer. Exercer quatro funções táticas na mesma partida. E que tanto o ajudou no Corinthians. Paulinho. 

Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018

Publicidade

Ele fez ótimas Eliminatórias. Chegou à Rússia cotado para ser um dos melhores jogadorfes da Seleção no Mundial.

Mas grande parte da empolgação passou ao chegar a Sochi, sede do Brasil na Rússia. Ele teve uma péssima notícia pelo seu empresário, Giuliano Bertolucci. O treinador do Barcelona, Ernesto Valverde, decidiu abrir mão do jogador. Decidiu que seu lugar seria ocupado pelo jovem volante Arthur, comprado do Grêmio.

Publicidade
Arthur tomou o lugar de Paulinho no Barcelona. E também deverá tomar na Seleção
Arthur tomou o lugar de Paulinho no Barcelona. E também deverá tomar na Seleção Arthur tomou o lugar de Paulinho no Barcelona. E também deverá tomar na Seleção

O baque foi enorme. Um dos maiores orgulhos da carreeira de Paulinho era vestir a camisa do Barcelona. Mas em um ano na Catalunha, ele não conseguiu se firmar. Não foi o volante versátil que Valverde esperava. Tanto que nas últimas partidas, o técnico decidiu colocá-lo na ponta direita. Onde, óbvio, o brasileiro não rendeu. Pelo contrário, se mostrou completamente dispensável.

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

Publicidade

Bertolucci sabia que os Guangzhou Evergrande quando vendeu o volante para o Barcelona tinha uma exigência. Queria a prioridade se caso, a equipe catalã optasse por colocar à venda o jogador. E os chineses fizeram valer seu privilégio.

Passou a ganhar mais dinheiro, mas o volante sabia. O retorno à China era um retrocesso na carreira Ele havia feito história ao ser comprado do Barcelona de um time da China. E retrocedia. Aos 29 anos, na reta final de sua vida profissional internacional. 

E Paulinho fez uma Copa do Mundo fraquíssima, para o seu potencial. Acabou substituído por Tite nos cinco jogos que a Seleção fez em território russo. Ele estava irritadiço, tenso. Ningém entendia o motivo. A não ser Tite. Foi impossível não misturar o problema do clube com o selecionado.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Paulinho não teve força psicológica para jogar a Copa do Mundo frustrado. Para piorar, os jornais catalães descobriram que ele foi despachado do Barcelona. Foi capa de jornais e portais como um atleta que o Barcelona se livrou.

A tensão com a confirmação com a volta ara a China não saiu do rosto de Paulinho
A tensão com a confirmação com a volta ara a China não saiu do rosto de Paulinho A tensão com a confirmação com a volta ara a China não saiu do rosto de Paulinho

Após a vitória da Bélgica e a eliminação do Brasil, Paulinho teve de admitir. Sabia que suas chances de disputar a próxima Copa, em 2022, é menos do que remota. Terá 33 anos, provavelmente sem o vigor para desempanhar as quatro funções táticas que Tite e muitos treinadores enxergam no seu futebol. Marcar, sair com a bola dominsada, articular e ainda fazer gols.

Corpo de Bombeiros francês provoca Neymar para divulgar treinamento

"Eu sinceramente acho que é muito difícil que eu dispute o Mundial do Catar. A grande chance de ser campeão foi agora, em 2018. Nós fizemos tudo o que poderíamos. Eu tentei dar o meu melhor, mas sei que não consegui render. É possível que aconteça uma reformulação na Seleção. Tenho consciência disso", disse, resignado.

Paulinho ganhará mais dinheiro voltando à China. 

Mas sabe.

Sua carreira na Seleção chegou ao final...

O que a imprensa internacional ainda fala de Neymar

As versões femininas dos jogadores da Copa do Mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.