Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Wuhan (WTA) e Xangai (ATP) definem semifinalistas

O torneio feminino terá uma chinesa na final

Cabeça de Chave|Álvaro SaraivaOpens in new window e Ari PeixotoOpens in new window

Semifinalistas Xangai
Semifinalistas Xangai Reprodução/Redes Sociais

Os torneios de tênis realizados na China já têm suas semifinais definidas. No Xangai Masters, Novak Djokovic (4) vai enfrentar Taylor Fritz (7). Na chave de cima, o líder do ranking, Jannik Sinner, joga contra o único tenista que não está no top 10.

O tcheco Tomas Machac, aliás, está bem longe dali, é o atual 33º do ranking da ATP, e foi o responsável pela grande surpresa das quartas de final ao eliminar Carlos Alcaraz, o número 2 do circuito, em sets diretos (7/6[5], 7/5).

Entre os semifinalistas, Djokovic é o único que já venceu o Xangai Masters, em 2012, 2013, 2015 e 2018 (Gustavo Kuerten e Andy Murray têm três títulos). Portanto, podemos ter um campeão inédito.

Zheng e Wang, semifinalistas de Wuhan
Zheng e Wang, semifinalistas de Wuhan Reprodução/Redes Sociais

Em Wuhan, como no torneio masculino, três das semifinalistas estão no top 10 e uma é estranha no ninho. De um lado, o confronto é entre Aryna Sabalenka (2) e Coco Gauff (4). Do outro, duas tenistas chineses medem força. Qinwen Zheng (7) e Xin-Yu Wang (51). Isto significa que, obrigatoriamente, teremos uma atleta local na grande final de domingo (13).


Não custa lembrar que Wuhan estava fora do circuito da WTA desde 2020 por causa da pandemia. Sabalenka venceu as últimas duas edições (2018 e 2019). De novo, podemos ter uma campeã inédita. E se for uma tenista da casa, então...

Torneios pelo Brasil

Para quem gosta de ver a nova geração do tênis brasileiro, sul-americano e europeu, dois torneios agitam São Paulo e Rio a partir deste fim de semana.


No domingo (13) começa a 14⁠ª edição do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas. A Argentina, campeã em 7 das 13 edições do Challenger 100 do interior paulista, tem nove atletas pré-classificados. Entre eles, Federico Coria, Juan Manoel Cerúndolo e Francisco Comesaña, que venceu Andrey Rublev na primeira rodada de Wimbledon este ano, e recentemente faturou o Challenger de Buenos Aires.

Felipe Meligeni
Felipe Meligeni Felipe Meligeni

Entre os brasileiros, Felipe Meligeni e Gustavo Heide estão na chave principal, enquanto outros seis vão disputar o quali. O torneio será realizado na Sociedade Hípica de Campinas e vai até o outro domingo (20). A entrada é grátis.


No Rio, entre 14 e 19 deste mês, acontece a terceira edição do Australian Open Junior Series South America, onde tenistas de até 16 anos do continente sul-americano buscam a classificação para a chave principal do Aberto da Austrália juvenil, que acontece em janeiro de 2025.

Os campeões do masculino e do feminino terão convite na chave principal e viajam com tudo pago em uma parceria da Confederação Brasileira de Tênis, a Confederação Sul-Americana de Tênis, e a Tennis Australia.

O número 1 do ranking sul-americano até 16 anos, o mato-grossense Leonardo Storck, é um dos destaques e busca sua primeira vaga num Grand Slam. Além dele, Thomas Miranda, Pedro Chabalgoity, Pedro Dietrich e Guilherme Renner representarão o Brasil.

Leonardo Storck
Leonardo Storck Leonardo Storck

No feminino, Nauhany Silva, de 14 anos e a mais jovem no ranking profissional da WTA, é quem chama mais a atenção. Mas os espectadores podem esperar também boas jogadas das brasileiras Pietra Rivoli, Ana Cruz, Isabeli Andreola e Clara Elkind.

Nauhany Silva WTA Ranking tênis

O Australian Open Junior Series South America vai ser realizado na Rio Tennis Academy, em Laranjeiras, zona sul do Rio. Entrada grátis.

Challenger de Curitiba

Já mais para o fim do mês, Curitiba recebe outro Challenger 100, a Copa Internacional de Tênis, com brasileiros, sul-americanos e europeus de novo medindo forças. O atual campeão do torneio, o boliviano Hugo Delien, está confirmado, assim como jogadores de outros oito países.

Hugo Delien
Hugo Delien Hugo Delien

O ex-top 20 mundial Albert Ramos-Viñolas, da Espanha, é outro nome confirmado. Além disso, o evento contará com a presença de jovens promessas do tênis internacional, como o paraguaio Adolfo Daniel Vallejo, número 1 do ranking juvenil em 2022, e o peruano Gonzalo Bueno, ex-número 5. Ambos receberam convites especiais para a chave principal por meio do programa de incentivo à nova geração da ATP.

Entre os brasileiros já confirmados na chave principal estão Felipe Meligeni Alves (165º) e Gustavo Heide (188º).

A Copa Internacional de Tênis será realizada entre 20 e 27 de outubro, no Graciosa Country Clube, em Curitiba. A entrada é grátis, mas é preciso acessar o site https://appticket.com.br/curitibaatp100 e retirar o ingresso de forma online.

Bons jogos a todos!!!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.