Logo R7.com
RecordPlus

O que está acontecendo com Bia Haddad, eliminada pela segunda vez em Doha

Antes da partida contra Janice Tjen, ela estava em 65º pelo Live WTA ranking; com a derrota, deve cair mais algumas posições

Cabeça de Chave|Ari PeixotoOpens in new window

  • Google News
Bia Haddad saca durante partida com a indonésia Janice Tjen Reprodução/WTA

Beatriz Haddad Maia ainda não se encontrou com o bom tênis este ano. Eliminada há dois dias na segunda rodada do qualifying para o WTA 1000 de Doha, no Catar, a tenista número 1 do Brasil ganhou mais uma chance de entrar na chave principal do torneio, no lugar da romena Sorana Cirstea.

Como “lucky loser” (quando o jogador ganha vaga inesperada), a brasileira enfrentou a 46ª do ranking, a indonésia Janice Tjen. E, de novo, errou muito durante a partida, tomou um pneu e está fora de mais uma competição.


Em apenas 70 minutos, Tjen fez 6/0 e 6/1, diante de uma Bia passiva, lenta, indecisa, que chegou a fazer cara de choro no início do 3º game do segundo set, logo após ter seu serviço quebrado mais uma vez.

Sinal claro de desespero, diante de uma dura realidade: a de não conseguir botar em quadra o nível de tênis de um ou dois anos atrás. A queda de rendimento é visível.


Em 2024, Bia começou o ano em 10º no ranking, acabou em 17º. O ano passado viu uma queda ainda maior, de 16 para 58. Lembram que ela terminou a temporada 2025 antes do fim? E lembram que a justificativa foi que precisava priorizar a recuperação física e mental?

Naquele momento, em 40º lugar do ranking, Bia vinha de eliminações nas oitavas de Seul e no SP Open. Depois de agradecer aos que a apoiavam, a brasileira prometia voltar mais forte. Só que não.


No início de 2026, Bia foi eliminada na primeira rodada do WTA 500 de Adelaide pela canadense Victoria Mboko. Em seguida, na primeira rodada do Australian Open, caiu para a cazaque Yulia Putintseva.

Em Abu Dhabi, ela também não passou da primeira rodada, sendo eliminada pela ucraniana Dayana Yastremska. No vizinho Catar, já tendo que disputar o quali, derrotou na primeira rodada a tenista local Mubaraka Al-Naimi, que nem tem ranking, por duplo 6/0. No dia seguinte, caiu diante da russa Anastasia Zakharova e foi eliminada, para voltar nesta segunda-feira, como lucky loser.


Antes da partida contra Tjen, Bia estava em 65º pelo Live WTA ranking. Com a derrota, possivelmente vai cair mais algumas posições.

Mas por que isso está acontecendo? Bia não desaprendeu o tênis. Está desmotivada? Talvez. O problema é físico? Aparentemente não. É mental? Pode ser que sim. Seja como for, é preciso tomar uma providência urgente.

Nossa principal tenista está indo ladeira abaixo. Não cabe mais ficar olhando, apenas. E, sinceramente, acho que nem dá pra pensar que a própria Bia possa, a esta altura, tomar sozinha alguma iniciativa na direção de uma melhora.

Parece urgente que equipe técnica, parentes, amigos, enfim, pessoas mais próximas façam isso. Pra ontem!!

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.