Nauhany, 14 anos, segue fazendo história
A mais jovem tenista brasileira alcança quartas de torneio profissional pela primeira vez
Nauhany Silva, a mais jovem tenista brasileira a entrar para o ranking da WTA, produziu mais um feito nesta quinta (28). Alcançou, pela primeira vez na carreira, as quartas de final de um torneio profissional. Foi no Campeonato Internacional de Tênis Feminino, que está sendo realizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Naná venceu a tenista local Julia Konishi por duplo 6/4. Depois da partida, ela disse que ainda precisa aprimorar algumas coisas. “Acho que preciso ser mais constante, porque estou errando mais do que costumo errar. Talvez seja porque ainda não me adaptei bem”, explicou a adolescente. Na próxima rodada, Nauhany vai enfrentar a vencedora da partida entre a australiana Kayla Mcphee, favorita do torneio, e a chilena Antonia Rivera.
Outras duas brasileiras, Ana Candiotto e Luiza Fullana, também já se garantiram nas quartas de Ribeirão.
Brazucas pelo mundo
No Chile, dois brasileiros estão nas quartas de final do torneio de Temuco. Daniel Dutra da Silva enfrenta Hady Habbib, do Líbano. E João Lucas dos Reis tem pela frente o peruano Conner Huertas. Está aberta a possibilidade de termos uma semifinal verde-e-amarela. Já na chave de duplas, disputa 100% brasileira numa das quartas de final. Luis Brito e Daniel Dutra enfrentam Gilbert Klier e Wilson Leite. Orlando Luz e Marcelo Zorman passaram por esta fase e buscam vaga na final contra o zimbabuano Benjamin Lock e o argentino Renzo Olivo.
Em Buenos Aires, Laura Pigossi perdeu para Jazmin Ortenzi por duplo 6/2. É a quarta partida entre elas, todas vencidas pela argentina. Na chave de duplas, teremos uma brasileira na final. Laura Pigossi e a egípcia Mayar Sherif avançaram à semifinal depois de derrotar a dupla argentina Julieta Estable e Luisina Giovannini (duplo 6/3) e vão jogar contra a parceria formada pela brasileira Ingrid Martins e a portuguesa Francisca Jorge, que passaram pela parceria da russa Iryna Shimanovich e a sérvia Nina Stojanovic (6/3, 6/4).
NextGen Finals
Continua a expectativa pela última vaga no NextGen ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas sub-20 do mundo. São sete atletas que entram por classificação e um por convite. Atualmente, o carioca João Fonseca, oitavo na corrida, é o primeiro na lista de espera do torneio. Mas o português Henrique Rocha vem correndo por fora e pode deixar Fonseca fora da competição. Rocha está disputando o Challenger de Maia, em Portugal, e alcançou as quartas de final. Se for o campeão, o português de 20 anos ultrapassa o brasileiro. Outro tenista que ameaçava Fonseca, Coleman Wong, de Hong Kong, caiu na segunda rodada do Challenger de Yokkaichi e não tem mais chances.
Luisa faz cirurgia no joelho
Luisa Stefani, a melhor brasileira no ranking de duplas da WTA, fez uma pequena cirurgia para a retirada de um cisto no joelho direito. A operação foi na quarta (27), no Rio de Janeiro. “Essa última temporada foi muito desafiadora para mim. O meu joelho direito me causou desconfortos em muitos momentos, o que refletiu diretamente na minha performance e no meu estado emocional”, revelou Luisa, que vai iniciar sua temporada de 2025 na United Cup com o Brasil. Na sequência, ela disputará os torneios de Adelaide e o Australian Open ao lado da norte-americana Peyton Stearns.
O procedimento foi considerado um sucesso, por isso a perspectiva de uma rápida volta às quadras, e nas próximas semanas Luisa já começa a treinar com mais intensidade. “Estou feliz e animada para os próximos desafios, seguimos!”, finalizou.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.