Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasil vence na Davis, quebra tabu e fica perto da classificação

Vitória foi sacramentada nas simples

Cabeça de Chave|Álvaro SaraivaOpens in new window e Ari PeixotoOpens in new window

O Brasil conseguiu sua primeira vitória nesta fase da Copa Davis. Jogando contra a Bélgica neste sábado (14), a equipe brasileira fez 2 a 1 e fica bem perto de se classificar para as quartas, na Espanha, em novembro. Em quatro confrontos pela Davis, nunca tínhamos vencido os belgas. Nas simples, vitórias de Fonseca e Monteiro. Nas duplas, derrota de Rafael Matos e Felipe Meligeni.

Fonseca vence a segunda partida no torneio

Nossa equipe saiu na frente no confronto com João Fonseca, o estreante no torneio. Foi a segunda vitória do tenista carioca nos três jogos da semana. Desta vez, ele superou Raphael Collignon, de 22 anos e 194º colocado, por 6/3, 6/7[2] e 6/3. Num primeiro set agressivo, Fonseca conseguiu quebrar o serviço de Collignon no terceiro game. Em vantagem, o carioca apenas administrou a liderança até o fim da parcial.

No segundo set, não houve quebras e o jogo foi para o tiebreak, dominado pelo belga.

A reação do adversário não abalou João Fonseca, que abriu facilmente 3 a 0 no placar no terceiro set. De novo, uma administração tranquila do resultado, até fechar a partida.


Thiago vira e sacramenta a vitória brasileira

Thiago Monteiro, número 1 do Brasil e 76º do mundo, enfrentou o belga Zizou Bergs, 72º da ATP, e conseguiu, de virada, sua primeira vitória no torneio, 4/6, 7/6[5] e 7/5. Foi um jogo encardido, como mostram as parciais, com um Thiago Monteiro aguerrido como sempre, sem nunca desistir.

No primeiro set, houve apenas uma quebra, para Bergs, que fechou sem problemas.


O segundo set foi emocionante. Monteiro confirmou todos os games, assim como seu adversário. A definição foi para o tiebreak, quando o brasileiro abriu 4-2 e chegou ao set point. Depois de duas tentativas, fechou.

Só na terceira parcial Thiago Monteiro conseguiu uma quebra de serviço, e assim mesmo no 10º game. A partir daí, o cearense sacou para a vitória de virada, fundamental para as pretensões brasileiras na Davis.


Troca na dupla e derrota

Para a partida de duplas, Jaime Oncins escalou Rafael Matos e trocou Marcelo Melo por Felipe Meligeni, para enfrentar a parceria de Sander Gille e Joran Vliegen. Os brasileiros foram derrotados por 3/6, 6/3 e 4/6. No primeiro set, Matos e Meligeni tiveram o serviço quebrado no nono game. Depois, os belgas não tiveram muito trabalho para fechar.

No segundo set, foi a vez da dupla brasileira quebrar o serviço dos belgas no sétimo game e seguir tranquilamente até o fim da parcial.

No terceiro e decisivo set, o jogo foi igual até, de novo, o nono game, quando Matos e Meligeni tiveram o serviço quebrado. Gille e Vliegen, a partir daí, dominaram até o fim.

Agora, resta torcer para que a Itália vença a Holanda neste domingo (15). Se o jogo for 3 a 0 para os italianos, estaremos classificados. Já um 2 a 1 a favor da Itália leva a um empate triplo na segunda posição da chave e a vaga será definida pelo aproveitamento de sets ou até mesmo de games ao longo da semana de competição. Uma vitória da Holanda elimina Bélgica e Brasil.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.