Bia vence na estreia em Beijing e confirma favoritismo
Foi a quinta vitória seguida da tenista brasileira
Cabeça de chave 13 no Aberto da China, Bia Haddad estreou neste sábado (28) com uma vitória em sets diretos (7/5, 6/4) contra a tenista da casa Sijia Wei, de 20 anos, número 140 do mundo. O jogo durou quase 2 horas. É a segunda vez que Bia disputa o WTA 1000 em Beijing, e a vitória é inédita. No ano passado, a brasileira foi eliminada na estreia pela italiana Jasmine Paolini.
Jogo duro
O primeiro set foi cheio de altos e baixos. Bia quebrou o serviço da chinesa no terceiro game, mas não confirmou o saque a seguir e sofreu o empate, depois de salvar três breakpoints. O jogo ficou igual e só no 11º game a brasileira conseguiu a quebra definitiva, para sacar e fechar o set: 7/5.
No segundo set, a chinesa foi para o tudo ou nada. Agressiva, quebrou o serviço e abriu 4 a 1. Mas parou por aí. Bia voltou ao jogo e venceu cinco games seguidos, com duas quebras consecutivas de zero. No fim, só precisou sacar para fechar a parcial e confirmar a passagem para a terceira rodada.
O caminho para o top 10
Bia está a 180 pontos do top 10. Com o resultado deste sábado, somou 65. Se chegar às oitavas de final fará mais 120 pontos e entra no top 10. O problema, se isso acontecer, é o cruzamento com a número 2 do ranking, a bielorrussa Aryna Sabalenka, que não deu chance à tailandesa Mananchaia Sawangkaew: 6/4, 6/1
Mas, calma, tudo a seu tempo. Antes disso tem a americana Maddison Keys, que também neste sábado venceu a espanhola Sara Sorribes Tormo por 6/2, 6/1. O retrospecto contra Keys está empatado. Uma vitória para cada tenista. O jogo deve ser na segunda-feira.
Torneio de duplas
Mas antes disso, neste domingo (29), Bia volta à quadra ao lado da alemã Laura Siegmund, para enfrentar a forte parceria formada pelas americanas Caroline Doleheide e Desirae Krawczyk, cabeça de chave 3.
Na busca por uma vaga no WTA Finals, Luisa Stefani e Demi Schuurs estreiam também no domingo (28), contra a dupla formada pela mexicana Giuliana Olmos e a russa Alexandra Panova. Stefani e Schuurs estão, atualmente, no 9º lugar do ranking. Só as primeiras 8 duplas se classificam para o Finals.
Curtinha
O brasileiro Matheus Alves e o chileno Matias Soto venceram o Challenger 100 de Antofagasta, no Chile. Na final, a dupla venceu a parceria formada pelos irmãos argentinos Leonardo e Valerio Aboian por 2 sets a zero, parciais de 6/1, 6/4.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.