Bia vence irmãs russas e vai disputar o título do Korea Open
Brasileira diz que está mais forte e preparada para a final
A chuva parou na capital coreana e Beatriz Haddad entrou em quadra duas vezes neste sábado (21) para se classificar para a grande final do Korea Open. E, para isso, a brasileira teve que enfrentar as irmãs Kudermetova.
Nas quartas de final, Polina Kudermetova foi a primeira adversária da brasileira. Foi um atropelo, Bia não tomou conhecimento da russa e aplicou 6/2, 6/1. Depois, Bia voltou à quadra para disputar a semifinal contra Veronika, a irmã mais velha. Em 1 hora e 47 minutos, fez um duplo 6/4 contra uma adversária que já havia enfrentado antes duas vezes. E perdido as duas.
Na entrevista coletiva, Bia disse que ficou muito satisfeita com o resultado do dia. “Não comecei como gostaria no primeiro jogo, saquei um pouco abaixo, mas tive uma mentalidade muito competidora e consegui me dar uma oportunidade de trabalhar melhor na semi, onde fiz um jogo com um tênis de alto nível.
As condições não estavam fáceis, mas sinto que consegui jogar os pontos importantes de uma forma muito inteligente e, ao mesmo tempo, fui agressiva e devolvi bem o saque. Passei por condições bem diferentes ao longo da semana, então me sinto mais forte e preparada para a final.”
Neste domingo (22), ela vai disputar a sua sétima final na carreira, a segunda nos últimos três torneios. Ela foi vice-campeã no WTA 250 de Cleveland, nos Estados Unidos, em agosto. A classificação para a final do Korea Open tem um componente especial: em 2017, Bia também disputou o título, na sua primeira final, quando o torneio era WTA 250. Portanto, este pode ser o primeiro título da brasileira em um evento de categoria 500.
A final será, de novo, contra uma jogadora russa. Daria Kasatkina, número 13 no ranking e cabeça de chave 1 do torneio, venceu Diana Shnaider por 6/3, 6/4. O retrospecto entre as duas jogadoras mostra discreta vantagem para Bia. Dos 3 jogos disputados entre elas, a brasileira venceu dois, ambos em 2023: Doha (6/3, 7/6[7]) e Zhuhai (6/4, 6/1). Este ano, em Abu Dhabi, a russa saiu vencedora por 6/3,4/6 e 7/6[2]. Promete ser uma partida disputada.
Thiago Wild também na final
Thiago Wild, 96º no ranking da ATP, está na final do torneio de Bad Waltersdorf, na Áustria. Neste sábado (21), na semifinal, ele despachou o sérvio Lazlo Djere por 6/1, 6/4. Djere tinha vencido Thiago Monteiro nas quartas, com o cearense se retirando do jogo por lesão. Na final, Wild vai encarar Jaume Munar, 74 do mundo, que na semifinal derrotou o americano Moreno de Alborán por 5/7, 7/6[10], 6/1.
Será o segundo encontro entre os dois tenistas este ano. Em fevereiro, no Rio Open, Wild venceu por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 4/6, 6/3 nas oitavas de final.
Laver Cup
A equipe do Mundo abriu vantagem sobre o time Europa, no segundo dia da Laver Cup, que está sendo disputada em Berlim. O primeiro dia tinha acabado empatado em 2 a 2. Neste segundo dia, cada vitória valeu 2 pontos.
No primeiro jogo deste sábado (21), Frances Tiafoe venceu Danil Medvedev por 3/6, 6/4, 10/5, mas Carlos Alcaraz derrotou Ben Shelton por duplo 6/4, empatando a série.
Em seguida, só deu Mundo. Taylor Fritz venceu Alexander Zverev com parciais de 6/4,7/5, fazendo 6 a 4.
Fechando a noite, a dupla de Ben Shelton e Alejandro Tabilo atropelou Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas por 6/1, 6/2, fazendo 8 a 4.
Ainda não se sabe a ordem dos jogos deste domingo (22). Mas o time Mundo só precisa vencer duas partidas para se sagrar novamente campeão. Já a equipe da Europa tem que vencer três dos quatro jogos para comemorar o título.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.