Alcaraz derrota Sinner de virada e vence o China Open
Espanhol não perde pra o italiano há um ano
O título do ATP 500 de Pequim veio num jogo cheio de reviravoltas. Carlos Alcaraz (2) teve a chance de fechar o primeiro set no tiebreak quando vencia por 6-4, mas viu Jannik Sinner (1) se impor na partida levar o set por 6-8.
Após o susto, Alcaraz abriu vantagem e venceu o segundo set por 6/4. Os momentos mais emocionantes ficaram para o último set. A decisão foi novamente para tiebreak. O espanhol começou mal, deixando o italiano abrir 0-3 de vantagem. Mas a recuperação foi esmagadora. Alcaraz fez sete pontos seguidos, fechando a partida em 7-3 e levando o título inédito de Pequim. Final 6/7 6/4 7/6
Retrospecto
A última derrota de Alcaraz para Sinner foi há um ano, nessas quadras de Pequim. No ano passado, o espanhol perdeu para o italiano nas semifinais da competição. A partir daí, domínio total de Alcaraz. No confronto entre os dois, Alcaraz lidera por seis vitórias a quatro no circuito.
A conquista de Alcaraz em Pequim é a quarta dele na temporada.
O drama de Sinner
Fora das quadras, Sinner tem uma outra decisão pela frente. Dessa vez no tribunal esportivo. A qualquer momento pode sair a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte, em que o italiano é julgado por doping.
A Agência Mundial Antidoping (Wada) entrou com um recurso contra a decisão que havia inocentado o italiano por testar positivo para uma substância chamada Clostebol, um agente anabólico proibido.
Mesmo com absolvição, o número 1 do mundo perdeu os pontos e a premiação de Indian Wells. E demitiu o preparador físico antes do US Open.
Se o tribunal acatar a decisão da Agência Mundial Antidoping, isso levanta algumas dúvidas. A ATP teria de suspender seu líder do ranking a partir da data do doping constatado, ou seja, nos testes de 5 e 20 de abril, ou o afastamento valeria a partir do anúncio da nova e definitiva pena?
Na primeira hipótese, Sinner perderia todos seus resultados, pontos e faturamento a partir de maio, o que incluiria os títulos do US Open, Cincinnati e Halle, a semi de Monte Carlo e as quartas de Madri e Montréal e o vice de Beijing. Pelas regras atuais do tênis, os troféus não são retirados e o tenista pode ficar dois anos suspenso.
O atleta resumiu numa frase a preocupação com a situação: “Noites sem dormir”, disse.
Mas o mais interessante neste caso é que Sinner lidera o ranking tradicional com uma margem de 4.300 pontos sobre seu mais direto concorrente e com isso possui enorme chance de terminar a temporada como número 1. Ou seja, a temporada terminaria com um atleta suspenso por doping, mas ainda primeiro do ranking.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.