Saiba quais empresários mais venderam jogadores nesta janela
Levantamento apresenta ranking de transferências feitas pelos principais agentes de futebol do Brasil
Blog do Nicola|Do R7 e Jorge Nicola

Pouco mais de R$ 36 bilhões e recorde histórico. Esse é o dinheiro movimentado ao longo da janela de transferências do meio deste ano, algo nunca antes visto no futebol mundial. Os dados são da Fifa, em relatório publicado na última quinta-feira (7). Mas quem são os empresários no Brasil que mais efetuaram negócios no período? O blog traz o ranking com as empresas que mais mandaram atletas para o exterior.
E, se você achou que Giuliano Bertolucci é o primeiro colocado, errou. A ponta foi ocupada pela Marcio Bittencourt Sports, agência do carioca Marcio Bittencourt, com 24 transferências. As maiores operações dele foram a ida de Pedro Raul para o Toluca, a de Alexandre Alemão para o Pachuca e a de João Basso para o Santos.
Já Bertolucci participou de 16 operações, a maioria delas mais badaladas e caras, como a venda do santistas Angelo e Deivid Washington para o Chelsea, a do corintiano Murillo para o Nottingham Forest, a do athleticano Khellven para o CSKA, a do colombiano James Rodriguez para o São Paulo...
Aos amigos mais próximos, Bertolucci costuma brincar que sua empresa se tornou a butique do futebol brasileiro, enquanto a empresa de Marcio Bittencourt é a especialista no varejo.
Entre Bittencourt e Bertolucci, outro empresário bem conhecido: André Cury, que foi por uma década o homem de confiança do Barcelona na América do Sul. Cury conduziu 19 transferências, algumas bem importantes, como a de 74 milhões de euros que fará de Vitor Roque atleta do Barcelona a partir de janeiro. O empresário também tocou a venda de Terans, Vina, Natan, além da chegada de Rochet, Medel, Vidal, Matias Rojas...
Assim como Bertolucci, Frederico Moraes, da Pro Manager, e Frederico Pena, que era dono da TFM, agora conhecida como Roc Nation Sports Brazil, também realizaram 16 operações, seguidos de perto por Diogo Silva, da Websoccer, com 14. A R13 Fusball, que tem o são-paulino Rafinha como um dos sócios, aparece em sexto no ranking de quem mais efetuou negócios na atual janela. José Renato Martinez, da GRMartinez, e Bruno Paiva e Marcelo Goldfarb, da OTB, dividem a sétima colocação, com oito negócios cada um.
EMPRESAS DO BRASIL QUE MAIS VENDERAM JOGADORES*
1º Marcio Bittencourt Sports (Marcio Bittencourt): 24 atletas
2º Link (André Cury): 19
3º Bertolucci Sports (Giuliano Bertolucci): 16
3º Pro Manager (Frederico Moraes): 16
3º Roc Nation Sports Brazil (Frederico Pena): 16
6º Websoccer (Diogo Silva): 14
7º R13 Fusball (Rafinha): 11
8º GRMartinez (José Renato Martinez): 8
8º OTB (Bruno Paiva e Marcelo Goldfarb): 8
10º Left Sports (Leo Cornacini): 7
10º Lipatin Sports (Marcelo Lipatin): 7
10º Talent Sports (Paulo Pitombeira): 7
* durante a janela de julho a agosto
Bruno Henrique e outros 52: veja os jogadores que têm contrato até dezembro deste ano
A temporada brasileira já se encaminha para o final, e muitos clubes começam a planejar o próximo ano, analisando contratações e revendo os próprios elencos. Em dezembro, o contrato de diversos atletas chega ao fim e eles já podem assinar pré-contrato...
A temporada brasileira já se encaminha para o final, e muitos clubes começam a planejar o próximo ano, analisando contratações e revendo os próprios elencos. Em dezembro, o contrato de diversos atletas chega ao fim e eles já podem assinar pré-contrato com outras equipes interessadas. Confira a seguir jogadores que podem ficar livres no mercado e pintar no seu time do coração em 2024!