Medo de entregada na última rodada do Brasileirão já causa preocupação
Quatro das dez partidas da rodada 38 podem ter times atrapalhando rivais na luta pelo título em caso de derrota
Blog do Nicola|Do R7 e Jorge Nicola
O Campeonato Brasileiro mais disputado dos últimos tempos corre o risco de terminar manchado. É que quatro duelos da rodada final podem ser alvo de “entregadas”, com o objetivo de impedir que um rival estadual fique com a taça.
Os jogos sob ameaça são: Internacional x Botafogo, São Paulo x Flamengo, Fluminense x Grêmio, e Cruzeiro x Palmeiras.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Importante: muitas vezes, a pressão para que os times percam vem do próprio torcedor. Quer um exemplo? O São Paulo já se classificou para a Libertadores de 2024 e apenas cumpre tabela no Brasileirão após ganhar a Copa do Brasil. Entre são-paulinos, muitos vão preferir que o time perca para o Flamengo na última rodada se o resultado for capaz de evitar o título do Palmeiras.
O mesmo raciocínio vale para torcedores do Fluminense para o jogo contra o Grêmio se o time de Renato Gaúcho estiver na briga com Botafogo ou Flamengo. Ou para os colorados diante do Botafogo, para evitar a taça gremista.
Até o Cruzeiro, que hoje aparece seriamente ameaçado de rebaixamento, pode interferir em um eventual título do Atlético-MG na rodada final, contra o Palmeiras.
Em todos esses casos, a CBF parece de mãos atadas. E já houve Brasileirão em que entregadas supostamente aconteceram. Em 2009, por exemplo, o goleiro corintiano Felipe nem pulou para tentar evitar gol de pênalti em jogo contra o Flamengo — a derrota por 2 a 0 do Corinthians praticamente tirou o São Paulo da disputa pela taça, que ficou com o Fla.
Tempos depois, a CBF programou todos os clássicos para as rodadas finais, tentando impedir que tal assunto voltasse à cena. O tempo passou e a entidade recuou, distribuindo os clássicos por todo o campeonato.
É improvável que o Brasileirão chegue à rodada 38 com os seis clubes de hoje ainda com chances. Dessa maneira, os holofotes não estarão em tantos jogos. De acordo com o matemático Tristão Garcia, hoje o Palmeiras é o favorito, com 44% de possibilidades. Depois, aparecem o Botafogo com 27%, o Red Bull Bragantino com 15%, o Grêmio com 8%, o Flamengo com 5% e o Galo com 1%.
Scarpa de volta ao Brasil? Confira quem são os jogadores que podem pegar carona com o ex-Palmeiras
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.