Corinthians de Luxemburgo só venceu um dos últimos sete jogos
Rodrigo Coca/CorinthiansO torcedor mais pessimista do Corinthians anda preocupado com o risco de rebaixamento no Brasileirão. Sem vencer há mais de um mês, o time estacionou nos 26 pontos e tem apenas 1 de vantagem para Goiás e Bahia, os primeiros fora da zona da degola.
Ainda assim, para os matemáticos, a probabilidade de rebaixamento do Timão é pequena. Tristão Garcia, dono do site Infobola e um dos mais antigos estudiosos no meio do futebol, calcula que os comandandos de Vanderlei Luxemburgo têm apenas 11% de risco de cair.
O departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) também contribui com estatísticas e aponta o Corinthians, com 13,6% de possibilidade de jogar a Série B na próxima temporada.
Vale lembrar que o Timão ocupa atualmente a 14ª colocação, com 26 pontos em 22 jogos. Com uma partida a menos do que a maioria dos concorrentes, o clube recebe o Grêmio na próxima segunda-feira, na Neo Química Arena. Goiás e Bahia somam 25 pontos e o Santos, no 17º lugar, hoje tem 21 pontos.
Já o Vasco, com 20 pontos, também tem uma partida a menos — contra o América, que surge uma posição abaixo, em 19º, com 17 pontos.
PROBABILIDADES DE REBAIXAMENTO*
14º Corinthians: 11%
15º Bahia: 23%
16º Goiás: 26%
17º Santos: 74%
18º Vasco: 57%
19º América: 85%
20º Coritiba: 96%
* Percentuais de Tristão Garcia
Flamengo e Palmeiras são os únicos clubes brasileiros em ranking de elencos mais caros do mundo
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.