Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Blog do Fabiano Farah
Publicidade

Santos inicia processo que pode expulsar o ex-presidente Rueda do clube

Conselho Fiscal do clube recomenda reprovação das contas de Andrés Rueda. Gestão temerária é citada em relatório

Blog do Fabiano Farah|Fabiano Farah e Fabiano Farah

Rueda ficou marcado por ser o presidente do rebaixamento histórico do Santos
Rueda ficou marcado por ser o presidente do rebaixamento histórico do Santos Rueda ficou marcado por ser o presidente do rebaixamento histórico do Santos (Divulgação / Santos FC)

O ex-presidente do Santos Futebol Clube, Andrés Rueda, deve ter as contas de seu último ano de mandato reprovadas. Uma reunião, marcada para esta quinta-feira (04), pode tornar o ex-presidente e sua gestão inelegíveis por 10 anos.

Rueda ficou marcado por ser o presidente do rebaixamento histórico do Santos no Brasileirão de 2023.

Nossa coluna teve acesso a alguns pontos que empurram o ex-gestor do Peixe para a parede!

O acordo com o Krasnodar, da Rússia, pela contratação do atacante Cueva, em 2019, costurado e não cumprido na gestão anterior, é citado no relatório do Conselho Fiscal, órgão fiscalizador do clube, como "ação temerária".

Publicidade
Rueda assina Memorando de Intenções com WTorre em 2023. Ato foi investigado pelo conselho deliberativo
Rueda assina Memorando de Intenções com WTorre em 2023. Ato foi investigado pelo conselho deliberativo Rueda assina Memorando de Intenções com WTorre em 2023. Ato foi investigado pelo conselho deliberativo (Divulgação)

O relatório aponta que o acordo com os russos era para ter sido quitado no meio do ano passado, depois de uma ação que o clube ganhou do Pachuca, do México, pela saída não autorizada do atleta em 2020 e que tinha contrato em vigência com o Peixe.

O relatório mostra que o alvinegro recebeu R$ 20 milhões do time mexicano, ação julgada na Fifa, e que os dirigentes não cumpriram a promessa de repassar o valor recebido ao Krasnodar para quitar a dívida.

Publicidade

Outro ponto citado no relatório foi o Memorando de Intenções assinado com a WTorre para a construção da Arena do Santos. O relatório do CF apontou "itens desvantajosos para o clube".

A atual gestão já desfez várias cláusulas e vai passar o projeto, novamente, para aprovação do conselho e sócios.

Publicidade
Teixeira, atual presidente, acertou dívida com o Krasnodar e pagará U$ 4,5 milhões para derrubar Transfer Ban
Teixeira, atual presidente, acertou dívida com o Krasnodar e pagará U$ 4,5 milhões para derrubar Transfer Ban Teixeira, atual presidente, acertou dívida com o Krasnodar e pagará U$ 4,5 milhões para derrubar Transfer Ban (Divulgação: Santos Futebol Clube)

O Conselho Fiscal ainda relata como ação temerária o acordo publicitário fechado com a BRAX, pela comercialização de placas de publicidade para o clube de 2025 a 2029. Rueda anunciou o acordo em outubro, mas ele foi assinado em setembro de 2023.

O Santos recebeu R$ 25 milhões por 25,5% do total do contrato. Como foi um acordo feito fora da gestão de Rueda e com valor abaixo do aceitável, é tido como "mais uma ação temerária".

A antecipação das receitas do Paulistão deste ano e o comprometimento dos recebíveis desta temporada também jogam contra o ex-presidente e sua diretoria.

Além de se tornar inelegível por 10 anos, Rueda e sua diretoria, caso tenham as contas reprovadas esta semana, vão passar por análise da Comissão de Inquérito e Sindicância do Peixe.

O órgão, que pertence ao Conselho Deliberativo, mas atua de forma independente, pode iniciar a expulsão dos ex-dirigentes do quadro associativo do Santos.

Rueda poderá recorrer das decisões, mas, sabe que sua situação nos bastidores do clube é muito ruim!

O torcedor aguarda com ansiedade e cobra ações enérgicas dos atuais conselheiros.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.