Posição fetal em acidente aéreo pode salvar vidas, explica especialista
Piloto conta o porquê as regras de segurança são importantíssimas em caso de emergência
Esportes|Andrea Miramontes, do R7

Você presta atenção nas instruções de emergência e segurança dos comissários de bordo?
Na tragédia que deixou 71 mortos na Colômbia, o comissário boliviano Erwin Tumiri sobreviveu à queda do voo ao seguir os protocolos de segurança. As declarações estão no jornal boliviano La Razón Digital.
— Muitos subiram nos bancos e começaram a gritar. Eu coloquei as malas entre as minhas pernas para formar a posição fetal, que é recomendada em acidentes.
O pânico atrapalha, como diz o piloto brasileiro Paulo Licati. Com 30 anos de aviação, ele conta que já viu gente gritando em desespero por muito menos em voo.
O especialista lembra que a segurança é um dos pilares da aviação e os protocolos foram profundamente estudados para serem seguidos. O fato de ninguém ligar para as instruções ainda é um problema é cultural.
— O passageiro não presta atenção nas instruções. O cara da última poltrona quer sair antes que o da primeira.
Piloto há 17 anos, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Rodrigo Spader, explica que a posição fetal, com a cabeça no meio do joelho, ajuda a diminuir o impacto na coluna cervical, em caso de uma desaceleração. Por isso, pode salvar a vida do passageiro.
— Saber onde estão as saídas de emergência também ajuda. Tem gente que até conta quantas fileiras de poltronas existem até a saída, para que, no caso de não ter visibilidade, conseguir sair do avião.
Todos os procedimentos devem ser seguidos. Spalder lembra também de passageiros acompanhados de crianças, que devem colocar a máscara primeiro neles, depois no pequeno.
— Os passos são importantes pois a mãe pode ficar insconsciente, se colocar a máscara primeiro na criança. Daí, em uma situação de emergência, ela não vai conseguir ajudar o menor.
Conheça as vítimas da tragédia da queda do avião do Chapecoense
Avião da LaMia que matou 71 pessoas caiu por falta de combustível, conclui Aeronáutica da Colômbia
Emoção marca bela homenagem feita por colombianos às vítimas da tragédia com a Chapecoense; assista