Pan-Americanos Brasileiro é suspenso por doping e perde medalha de ouro do Pan

Brasileiro é suspenso por doping e perde medalha de ouro do Pan

Lutador conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Santiago, além do vice-campeonato mundial em Guadalajara, em 2022

Lance
Netinho sofrerá punição até fevereiro de 2024

Netinho sofrerá punição até fevereiro de 2024

Lance

O lutador brasileiro Edival Pontes foi julgado e perdeu a medalha de ouro que conquistou no Pan-Americano há dois meses por dopping, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro. Netinho, como também é conhecido, fica sem o ouro, mas isso não interfere no quadro geral de medalhas.

A punição foi aplicada pela World Taekwondo. Netinho foi pego no doping no Grand Prix de Paris, onde conquistou a segunda colocação, melhor resultado da carreira dele em eventos do tipo. A substância que causou a punição de Edival não foi divulgada.

O caso estava sendo mantido em sigilo. Netinho é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial. O lutador causou surpresa ao não competir no Grand Prix de Manchester, onde poderia garantir vaga para a próxima Olimpíada. Depois que a suspensão foi divulgada, a ausência de Netinho fez sentido.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

A informação é que o estafe do atleta só sabe que ele foi notificado pela Wada (Agência Mundial Antidoping) e que daria mais informações quando possível. Mas o COB teria informado que a notificação é antiga, e o caso já estaria resolvido.

Netinho recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-Americanos há algumas semanas.

O lutador ainda pode se classificar para a Olimpíada de 2024, em Paris. Segundo o COB, a punição de Netinho é válida até fevereiro do ano que vem.

Relembre cinco fatos curiosos dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Últimas