Brasileiro é suspenso por doping e perde medalha de ouro do Pan
Lutador conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Santiago, além do vice-campeonato mundial em Guadalajara, em 2022
Pan-Americanos|Do R7
O lutador brasileiro Edival Pontes foi julgado e perdeu a medalha de ouro que conquistou no Pan-Americano há dois meses por dopping, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro. Netinho, como também é conhecido, fica sem o ouro, mas isso não interfere no quadro geral de medalhas.
A punição foi aplicada pela World Taekwondo. Netinho foi pego no doping no Grand Prix de Paris, onde conquistou a segunda colocação, melhor resultado da carreira dele em eventos do tipo. A substância que causou a punição de Edival não foi divulgada.
O caso estava sendo mantido em sigilo. Netinho é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial. O lutador causou surpresa ao não competir no Grand Prix de Manchester, onde poderia garantir vaga para a próxima Olimpíada. Depois que a suspensão foi divulgada, a ausência de Netinho fez sentido.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A informação é que o estafe do atleta só sabe que ele foi notificado pela Wada (Agência Mundial Antidoping) e que daria mais informações quando possível. Mas o COB teria informado que a notificação é antiga, e o caso já estaria resolvido.
Netinho recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-Americanos há algumas semanas.
O lutador ainda pode se classificar para a Olimpíada de 2024, em Paris. Segundo o COB, a punição de Netinho é válida até fevereiro do ano que vem.
Relembre cinco fatos curiosos dos Jogos Pan-Americanos de Santiago