Brasil estreia no basquete feminino buscando segundo ouro seguido nos Jogos Pan-Americanos
Após ouro em Lima (19) e na AmeriCup (23), seleção feminina vem embalada em busca de 5º título no Pan
Pan-Americanos|Do Live BR, de Santiago (Chile)
Após encerrar um jejum que já durava 28 anos e subir ao lugar mais alto do pódio em Lima (2019), a seleção brasileira feminina de basquete chega ao Chile em busca do bicampeonato e da quinta medalha de ouro em sua história nos Jogos Pan-Americanos.
A seleção feminina, medalha de ouro nas edições de Winnipeg (57), Cali (61), Havana (91) e Lima (19), enfrentará outros 7 países no torneio a ser realizado no Complexo Multiesportivo de Santiago, entre os dias 25 e 29 de outubro.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
As oito seleções estão divididas em dois grupos: A – composto por Brasil, Colômbia, México e Venezuela; e B – o anfitrião Chile, Argentina, Cuba e Porto Rico. Jogando entre si, dentro de seus respectivos grupos, após três rodadas os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais. Os países não classificados de cada grupo ainda disputam, entre si, jogos eliminatórios para definir quem termina o torneio em quinto, sexto, sétimo e oitavo lugar. Dentre os classificados, os perdedores das semifinais farão a disputa do terceiro lugar, ao passo que os vencedores disputarão a medalha de ouro.
Leia também
Com objetivo de repetir a façanha dos ultimos Jogos Pan-Americanos, o técnico da seleção brasileira será João Camargo, integrante da comissão técnica permanente de José Neto . Todas as 12 atletas convocadas por Camargo atuam no cenário do basquete nacional, sendo elas:
Armadoras: Ana Beatriz (Unimed/Campinas), Débora Costa (SESI Araraquara), Maria Albiero (Ituano);
Alas: Carina dos Santos (Unimed/Campinas), Emanuely de Oliveira (SESI Araraquara), Gabriella Soares (SESI Araraquara), Leila Zabani (Ituano);
Pivôs: Aline Moura (SESI Araraquara), Érika de Souza, Licinara Bispo (Unimed/Campinas), Mariana Dias (Ituano), Vanessa Sassá (Santo André).
A caminhada do Brasil para a medalha de ouro se inicia nesta quarta-feira (25), às 10h30, contra a seleção do México, em Santiago. Em seguida, a seleção fará os jogos 2 e 3 da fase inicial, contra Venezuela (26, quinta-feira, 10h30) e Colômbia (27, sexta-feira, 10h30), respectivamente.
Em caso de classificação, as semifinais estão previstas para o dia 28 de outubro, a disputa pelo bronze para 29 de outubro e a grande final para o dia 30 de outubro.
Confira imagens da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago