Usain Bolt se despede dos 100m com bronze no Mundial de Atletismo
Justin Gatlin foi vencedor da última prova do maior de todos os tempos
Olimpíadas|Do R7

Quem viu, viu. O para sempre homem mais rápido de todos os tempos se despediu neste sábado (5) das provas individuais do atletismo com o bronze no Mundial. O jamaicano Usain Bolt (9s95) foi o terceiro colocado no Estádio Olímpico de Londres. Justin Gatlin (9s92) venceu a última prova do maior nome da história do esporte. O também norte-americano Christian Coleman (9s94) completou o pódio.
EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
Prestes a fazer 31 anos, Bolt simplesmente decidiu que estava na hora de parar. A decisão é justificada para quem é recordista mundial dos 100m (9s58), dos 200m (19s19) e 4x100m (36s84) — todas provas em que é tricampeão olímpico (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016). Oficialmente, o doping do companheiro Nesta Carter fez o time jamaicano perder a medalha e a marca no revezamento chinês, mas os fãs não ligam.
Assim como o fim das carreiras de Pelé, Michael Jordan, Ayrton Senna e Michael Phelps, a despedida da lenda Usain Bolt entra para a história como um dos momentos mais marcantes do esporte. No Mundial de Atletismo em Londres, o velocista pisou em uma pi...
Assim como o fim das carreiras de Pelé, Michael Jordan, Ayrton Senna e Michael Phelps, a despedida da lenda Usain Bolt entra para a história como um dos momentos mais marcantes do esporte. No Mundial de Atletismo em Londres, o velocista pisou em uma pista de atletismo pela última vez. Relembre a vida e as grandes conquistas do maior astro do atletismo mundial. Leia mais EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
Doping, aliás, que sempre passou longe da carreira de um dos maiores atletas de todos os tempos. Apesar da desconfiança por suas marcas nunca antes vista, Bolt sempre foi um entusiasta do “jogo limpo” e passou longe de escândalos que tanto assolaram o atletismo. Apesar das críticas a cada prova em que diminuiu o ritmo de suas passadas, fazia questão de curtir o momento.
E Bolt curtiu cada momento em que esteve nas pistas. Até mesmo na derrota deste sábado quando foi abraçar a família nas tribunas. Com uma saída reconhecidamente ruim, o jamaicano usava seu incomum 1,95m para ganhar em passadas e assim pulverizar seus adversários. Ainda tinha tempo para sair bem na foto, com o sorriso estampado no rosto. Na comemoração, claro, o gesto do “raio”, a tradução mais literal para quem carrega no nome “bolt”.

Como sempre foi desde o início de sua carreira, no lendário campeonato de categorias de base Boys and Girls Championship, na Jamaica, Bolt mais uma vez largou mal. Os primeiros 40 metros da prova foram atrás de competidores que estão buscando seu nome no cenário do atletismo. Diferentemente das últimas vezes, não conseguiu reverter e terminou em terceiro. Por outro lado, Gatlin, de 35 anos, fez uma prova de incrível na raia 8 e disparou para o ouro nos metros finais. O americano, que inclusive sofreu uma punição por doping, teve de lidar com as vaias durante toda a competição, mas mostrou seu valor. Ao final, se ajoelhou para saudar Bolt.
Apontado como provável sucessor de Bolt nos 100m, Andre De Grasse, bronze na Rio 2016, não pode participar da festa. O canadense, de 22 anos, sentiu uma lesão no tendão às vésperas da competição e sequer viajou para a Inglaterra.

O jamaicano havia perdido duas vezes em provas individuais em sua vida de astro do esporte. A primeira delas foi para si mesmo. Bolt queimou a largada dos 100m no Mundial de Atletismo de Daegu, na Coreia do Sul, em 2011. Sem outra chance, se desesperou, arrancou a camiseta e chorou. A outra derrota foi quando retornava de lesão em 2013, na etapa de Roma da Liga Diamante. O norte-americano Justin Gatlin voou para a vitória naquela oportunidade.
Bolt retorna à pista, aí sim pela última vez, na semifinal do 4x100m com a Jamaica. A prova acontece no sábado, às 6h35 (de Brasília). A final está prevista para as 17h50 para tristeza de milhões de fãs ao redor do mundo.
Veja a classificação dos 100m no Mundial de Atletismo:
1. Justin Gatlin (EUA) 9s92
2. Christian Coleman (EUA) 9s94
3. Usain Bolt (Jamaica) 9s95
4. Yohan Blake (Jamaica) 9s99
5. Akani Simbine (África do Sul) 10s01
6. Jimmy Vicaut (França) 10s08
7. Reece Prescod (Inglaterra) 10s17
8. Su Bingtian (China) 10s27