Tóquio: cerimônia de encerramento dos Jogos será às 8h deste domingo
Estrela da ginástica, Rebeca Andrade vai representar a delegação brasileira. Título da festa será o "Mundos que Compartilhamos"
Olimpíadas|Gabriel Croquer, do R7
Após 19 dias de disputa, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 chegarão ao final com a cerimônia de encerramento oficial neste domingo, às 8h. O evento acontece no Estádio Olímpico, na capital japonesa, trará diversas apresentações artísticas, o desfile das delegações dos países participantes e passagem do legado da Olimpíada aos anfitriões de Paris 2024.
As apresentações na cerimônia terão como conceito principal o lema "Mundos que compartilhamos". Outros dois lemas ("Unidos pela emoção", "Seguindo em frente") também marcarão o tom do evento, assim como nas cerimônias da Paralimpíada.
Os Jogos Paralímpicos, inclusive, serão um dos focos da cerimônia, para levar o entusiasmo da Olimpíada à competição entre os atletas com deficiência. As Paralimpíadas de Tóquio 2020 começam no dia 24 de agosto.
O Brasil, que terá a ginasta Rebeca Andrade como porta-bandeira e representante dos outros atletas no evento, tem muito a comemorar olhando para a história dos Jogos de Tóquio. Mesmo com delegação menor e a pandemia do novo coronavírus, o país conquistou 21 pódios e bateu o recorde de medalhas obtido na Rio 2016.
Além disso, a delegação brasileira somou medalhas inéditas em esportes estreantes e outros em que lutava há décadas por um pódio.
Na competição geral, deu o esperado, com EUA e China disputando o primeiro lugar do ranking de medalhas. Os EUA conseguiram 39 ouros e lideraram o quadro no geral.