Roger Federer anuncia que está fora dos Jogos Olímpicos
Por questões físicas, o tenista suíço, e um dos principais nomes do esporte de seu país, cancelou sua participação em Tóquio 2020
Olimpíadas|Pietro Otsuka, do R7

O tenista Roger Federer anunciou nesta terça-feira (13) que não estará presente nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O suíço lamentou a ausência na Olimpíada, mas disse que escolheu se recuperar completamente de uma lesão sofrida no joelho, antes de voltar para as quadras.
Em Jogos Olímpicos, o tenista suíço foi medalha de ouro em Pequim 2008, ao lado de Stan Wawrinka. Além do lugar mais alto do pódio, Federer também conquistou a medalha de prata, em Londres 2012. Nos Jogos do Rio, em 2016, o atleta ficou de fora por conta de uma lesão no joelho, problema parecido com o que o tirou dos Jogos de Tóquio neste ano.
"Durante a temporada, infelizmente senti um incômodo no meu joelho e tive que aceitar que eu não poderia estar presente nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Estou profundamente desapontado, já que foi uma honra e um dos pontos altos da minha carreira as vezes em que representei a Suíça nos Jogos. Já comecei a recuperação na esperança de voltar ao final do verão. À toda delegação suíça, desejo toda sorte do mundo e estarei na torcida, mesmo de longe", disse o tenista em suas redes sociais.
Além de Federer, Rafael Nadal é outro grande nome do tênis mundial que não estará em Tóquio 2020. O desgaste físico acumulado durante a temporada também foi a justificativa apresentada pelo espanhol.
Pelo Brasil, os tenistas João Menezes — medalha de ouro no Pan-Americano de Lima, em 2019 —, Thiago Monteiro, Bruno Soares e Marcelo Melo vão representar o País na busca pelo lugar mais alto do pódio. A primeira rodada do tênis em Tóquio 2020 será disputada no dia 24 de junho. As finais estão marcadas para acontecer no dia 1º de agosto.
Apesar da pandemia ter adiado por um ano os Jogos Olímpicos de Tóquio e continuar afetando os preparativos a apenas um mês da cerimônia de abertura, as instalações esportivas construídas ou modernizadas para o evento estão prontas. No total serão utili...
Apesar da pandemia ter adiado por um ano os Jogos Olímpicos de Tóquio e continuar afetando os preparativos a apenas um mês da cerimônia de abertura, as instalações esportivas construídas ou modernizadas para o evento estão prontas. No total serão utilizados 43 locais durante os Jogos Olímpicos (23 de julho a 8 de agosto) e Paralímpicos (24 de agosto a 5 de setembro): 25 já existiam, 10 são temporários e oito foram construídos para a ocasião. Na foto, novo Estádio Olímpico.