Logo R7.com
RecordPlus

Liga anuncia parceria com Nike, enquanto CBB sofre com fuga de investimento no basquete brasileiro

Fornecedora de material esportivo contribuirá na evolução de novos talentos para esporte

Olimpíadas|André Avelar, do R7

Nike já estará nos uniformes dos times, árbitros e staff do Jogo das Estrelas; clubes seguem com suas fornecedoras
Nike já estará nos uniformes dos times, árbitros e staff do Jogo das Estrelas; clubes seguem com suas fornecedoras

Se de um lado a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) sofre com problemas políticos e a perda de patrocínio; do outro, a LNB (Liga Nacional de Basquete) anunciou na última segunda-feira (16), em São Paulo, um importante acordo para o basquete do País. A Nike é a nova parceira para o desenvolvimento do esporte da bola laranja.

O acordo mostra-se importante para o basquete nacional pelo acúmulo de experiências da eterna marca de ninguém menos que Michael Jordan – apesar do atual apelo de Cristiano Ronaldo frente às novas gerações. A parceria prevê identificação de novos talentos em um intercâmbio global e acesso direto aos maiores especialistas de basquete do mundo. Ações institucionais, de mídia, de relacionamento e promocionais também fazem parte do pacote.

“O basquete faz parte do DNA da Nike e é um dos principais produtos da empresa mundialmente. A Nike já faz esse trabalho mundialmente e queremos auxiliar o basquete brasileiro através dessa parceria com a LNB”, disse Marcelo Trevisan, gerente geral de Sportswear e líder de basquete no Brasil. “Vocês [Nike] já cresceram e nós estamos crescendo. E esse crescimento nós estamos sentindo na pele os desafios. Pela filosofia que a Nike tem, tenho certeza que estaremos sempre aqui juntos e comemorando”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.

A parceria tende a seguir a mesma expertise da anunciada com a NBA, em dezembro de 2014. Se naquela época, as ações poderiam provocar os mais céticos por, inicialmente, restringir-se apenas ao âmbito imaterial, hoje a liga comemora o sucesso da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição sub-22 se tornou o grande celeiro de jovens do Brasil, que corresponde a 43% dos jogadores do NBB (Novo Basquete Brasil). 


LNB espera utilizar conhecimento da Nike na evolução dos atletas
LNB espera utilizar conhecimento da Nike na evolução dos atletas

Em termos práticos, o logotipo da Nike começa a aparecer nas quadras pelo País no uniforme dos jogadores, árbitros e staff do Jogo das Estrelas já deste ano, que acontece em 18 e 19 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Os demais ginásios ganham o logotipo da norte-americana a partir dos playoffs, em meados de abril. Os times não necessariamente mudarão suas fornecedoras de material esportivo. O Flamengo, por exemplo, atual tetracampeão do NBB, veste Adidas.

A LNB já nasceu de uma insatisfação com a CBB. Em 2008, alguns dos principais clubes do País se reuniram para o que chamaram de “recondução do basquete ao posto de segundo esporte mais popular do Brasil”. O basquete apostou na ideia de descentralização do poder, entregando aos próprios clubes a responsabilidade da gestão do campeonato nacional.


Em um salto no tempo, já no final de 2016, sem que suas seleções passassem da primeira fase dos Jogos Olímpicos, a CBB foi suspensa até 28 de janeiro deste ano por não cumprir suas obrigações e precisar de reestruturação. A punição impediu que Bauru, Flamengo e Mogi das Cruzes disputassem a Liga das Américas o que, claro, irritou os clubes e consequentemente a LNB.

Além da Nike, a LNB conta com patrocínio da Caixa, da SKY e da Avianca. Em vias de sofrer intervenção política da Fiba (Federação Internacional de Basquete), do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e até mesmo do Ministério do Esporte, a CBB também tem de lidar com graves problemas financeiros: estima-se que o rombo na entidade ultrapasse os R$ 17 milhões. Como se não bastasse, o Bradesco confirmou que não mais patrocinará a confederação. A Nike segue vestindo as seleções nacionais.


EsportesR7 agora também no YouTube. Inscreva-se

Programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.