Campeão olímpico no vôlei, Gustavo anuncia aposentadoria
Meio de rede fez parte da geração mais vitoriosa da modalidade no País
Olimpíadas|Do R7

O vôlei brasileiro se despediu de um dos maiores vencedores de sua história. O meio de rede Gustavo Endres, aos 39 anos, anunciou sua aposentadoria nesta terça-feira (17) após a partida em que o Vôlei Canoas — seu atual time — perdeu para o Taubaé por 3 sets a 0 e foi eliminada da Superliga.
Em entrevista ao SporTV depois da partida, o gaúcho confirmou a decisão, disse que pretende dar continuidade no clube e se emocionou com sua jornada no esporte.
— Foi meu último jogo. Minha mulher, que sabe, deve estar está em casa chorando, tadinha, porque não vai me ver mais nas quadras. Mas fica uma carreira muito bonita, em que eu me sacrifiquei muito, junto com a minha geração, para dar o máximo que a gente podia pelo nosso Brasil. Agora é hora de cuidar da minha família, cuidar da minha mulher e dos meus filhos, e tentar fazer um cargo de gerente, diretor, supervisor, qualquer coisa aí no Canoas, para a gente melhorar ainda mais essa equipe.
Acompanhe a página de esportes do R7
Pouco depois ele se pronunciou em sua conta do Twitter e agradeceu aos torcedores brasileiros pelo apoio em todos os seus anos no vôlei.
Com a seleção brasileira, Gustavo, que é irmão do também jogador Murilo Endres, conquistou a Liga Mundial seis vezes, foi campeão mundial em 2002 e 2006, campeão olímpico em 2004 e vice em 2008. Além disso, ele faturou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e 2011.