Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Atleta brasileira que fará sua estreia nos jogos olímpicos revela se tem receio de nadar no rio Sena

Local onde será realizada a maratona aquática estava impróprio para banho há mais de um século; entenda

Olimpíadas|Do R7

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Impróprio há mais de um século, Rio Sena foi nomeado para a maratona aquática nos Jogos de 2024;
  • Com investimento bilionário, o local continuava dando sinais que estava impróprio;
  • Com o governo aprovando a água, ministra de esportes de um mergulho simbólico na água;
  • Atletas confiam no que o estado francês fala.
Próximo das Olimpíadas, águas do Rio Sena preocupam atletas ao redor do mundo Reprodução/RECORD

Em clima olímpico, o Domingo Espetacular detalhou a situação de Paris, em especial o Rio Sena. Impróprio para banho há mais de 100 anos, os atletas e federações demonstraram preocupação de que o Sena não estivesse em plenas condições para receber a competição, porém próximo dos Jogos, o governo francês assume que as águas estão aptas para a prova.

Mesmo com o investimento bilionário para “ressuscitar” o rio, as últimas pesquisas mostravam que a água do local continuava imprópria para banho e que a competição seria impossível. O governo argumenta que o local está apto, e foi marcado pela ministra de esportes, Amélie Oudéa-Castéra, dando um mergulho na margem do rio, para provar que a água tem condições. “É uma emoção indescritível! Sonhamos com isso há muito tempo”, comentou a política ignorando sobre a situação.

Leia também

Apesar da desconfiança de alguns atletas, a brasileira Viviane Jungblut, competindo em sua primeira Olimpíada, confia no governo francês. “Eu acho que eles vão ter bastante cuidado quanto a isso, e vão fazer os atletas nadarem numa água que seja própria para banho”, comentou a atleta.

Uma água imprópria para banho pode ocasionar diversos problemas de saúde, e é o caso que o Sena convive desde 1923. A nomeação do rio que corta de leste a oeste de Paris foi polêmica desde o início. A infectologista Raquel Muarrek comentou sobre os perigos de uma água poluída. “Pode haver uma dermatite, além de piora de quadros de conjuntivite. Mas o pior, fica com a hepatite. A hepatite A é muito comum em água poluída”, concluiu a médica.


Sobre as polêmicas, a prefeita de Paris comentou que seguirá os planos da ministra dos esportes, e que pretende mergulhar no rio para provar que o mesmo está em boas condições. Para a população, só resta brincar com a situação. “Eu vou tomar um bom banho depois! Mas eu confio”, disse uma moradora parisiense.

Veja a matéria na íntegra:

Sob o comando de Carolina Ferraz e Sergio Aguiar, o Domingo Espetacular vai ao ar todo o final de semana, às 19h45.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.