Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Museu na cidade natal de Pelé traz réplica fiel da casa onde o Rei viveu

Imóvel foi construído em 2012, em Três Corações, no sul de Minas Gerais, no mesmo terreno do antigo lar da família do jogador

Esportes|Pablo Nascimento, do R7

Imóvel é uma réplica da casa demolida em 1970
Imóvel é uma réplica da casa demolida em 1970 Imóvel é uma réplica da casa demolida em 1970

Na rua Edson Arantes do Nascimento, número 1.000, no centro de Três Corações, no sul de Minas Gerais, está um casarão que remete a um imóvel da década de 1940. Apesar do aspecto antiquado, a construção é do ano de 2012. Ela foi feita para ser uma réplica perfeita da casa onde nasceu o jogador que hoje dá nome à rua: Pelé, o tricordiano mais conhecido do país.

No local funciona a Casa Pelé, um museu que conta a história do ex-atleta, que morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, por falência de múltiplos órgãos. Quem visita o espaço encontra móveis simples, de madeira, bem parecidos com os que tinham na casa de quatro quartos que abrigava 13 pessoas.

O projeto começou a ser pensado em 1993 pelo artista plástico Fernando Ortiz, hoje diretor de Cultura e Turismo da cidade. Na época, Pelé já não morava em Três Corações havia muito tempo. O Rei do Futebol deixou o município com a família pouco antes de completar 4 anos de idade. O imóvel foi construído no mesmo terreno da casa original, que havia sido demolida em 1970.

"Não tínhamos nenhuma foto. Então me encontrei com a dona Celeste, mãe do Pelé, e o tio dele que também nasceu em Três Corações. Passamos 3h40 juntos, com muita emoção. Eu pedi para me contarem como era a casa, as janelas, portas, onde entrava. Todos os detalhes. Fiz eles voltarem ao passado", lembra Ortiz.

Publicidade

Para garantir a semelhança com o antigo imóvel, o mentor do projeto contratou uma equipe especializada em fazer cenários de novela.

O artista plástico, que é amigo da família, diz que a última vez em que o Rei esteve na cidade foi em setembro de 2012, na inauguração do museu. "Eu que entreguei a chave da casa ao Pelé. Quando ele entrou, ficou na casa pela primeira vez, ficou muito emocionado. Ele dizia: 'É a casa onde eu nasci'", contou ao R7

Publicidade

No jardim, está uma jabuticabeira que existe no terreno desde a infância do esportista. "Quando Pelé viu a árvore, ele correu e a abraçou. Ele começou a contar histórias do avô que arava o terreno debaixo da jabuticabeira", recorda-se Ortiz.

Tricordiano

Publicidade

Edson Arantes do Nascimento, nome de batismo de Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações. A família se mudou para lá por causa de Dondinho, pai de Pelé. Ele era soldado do Exército e sonhava em fazer carreira como jogador de futebol.

Atualmente, a cidade também tem outros elementos em homenagem ao Rei. Na entrada do município, na rodovia Fernão Dias, um monumento de 1.284 metros de altura marcou o número de gols feitos por ele durante a carreira. Uma das praças leva o nome de Pelé e faz referência ao tricampeonato conquistado por ele. O ginásio poliesportivo é conhecido como Pelezão. No parque que leva o nome de Dodinho, uma estátua de pai e filho recorda a infância do atleta.

Veja fotos da Casa Pelé:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.