Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Verstappen ainda pode vencer o Mundial de Fórmula 1? Entenda as chances do piloto holandês

Com cinco pódios consecutivos, piloto da Red Bull vê distância para os líderes diminuir

Mais Esportes|Carol Malheiro*, do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Max Verstappen continua na disputa pelo pentacampeonato da Fórmula 1, aproveitando erros da dupla da McLaren.
  • Nas últimas três corridas, Verstappen conquistou duas vitórias e um segundo lugar, somando 68 pontos.
  • Para ser campeão, Verstappen precisa vencer todas as corridas restantes e torcer para que Piastri não pontue.
  • A disputa entre Piastri e Norris na McLaren pode abrir novas oportunidades para Verstappen na luta pelo título.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Max Verstappen somou quatro pódios consecutivos nas últimas corridas Reprodução/@maxverstappen1

Max Verstappen tem aproveitado os erros individuais da dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, líder e vice-líder do campeonato de pilotos da Fórmula 1, respectivamente, para se manter vivo na disputa pelo pentacampeonato.

Nas últimas três corridas, o piloto da Red Bull teve duas vitórias consecutivas em Monza e Baku, e um segundo lugar no GP de Singapura, somando dois pontos a mais que ambos os adversários juntos.

Foram 68 pontos para o holandês, enquanto Norris e Piastri fizeram juntos 66 nesse período. E no GP dos Estados Unidos, que acontece neste final de semana, Verstappen já tem uma vantagem de oito pontos ao vencer a corrida sprint, enquanto Piastri e Norris não pontuaram após colidirem na largada. Ele larga na pole neste domingo (19).

Contudo, o piloto australiano ainda está 22 pontos a frente do companheiro de equipe e 55 de Verstappen. Com seis corridas e duas sprints faltando para o fim da temporada, matematicamente, os três estão na disputa pelo título, mas existe um conjunto de cenários que pode favorecer um ou outro.


Verstappen precisa vencer todas as corridas restantes

Para ser pentacampeão, o piloto holandês terá que vencer todas as corridas restantes do calendário (Estados Unidos, México, Brasil, Las Vegas, Catar e Abu Dhabi), além das sprints no Texas, em São Paulo e em Doha. Por cada vitória em corrida, são 25 pontos e cada sprint, oito. Ao todo, o holandês somaria 174 pontos.

Mas, mesmo nesse cenário, caso Oscar Piastri, atual líder do campeonato com 336 pontos, ficasse em segundo lugar em todas as corridas e sprints restantes, ele ainda assim venceria o campeonato de pilotos por 18 pontos. Por isso, além de ganhar, o holandês precisaria torcer para que o australiano não pontuasse em um dos Grandes Prêmios.


Veja mais

Piastri bateu na primeira volta do GP de Baku e abandonou, algo que é raro de acontecer. Em 2024, o australiano completou todas as voltas de corrida, um feito que só foi conquistado por três pilotos em uma temporada: o próprio Verstappen, em 2023, Michael Schumacher, em 2002, e Lewis Hamilton, em 2019.

Além do Grande Prêmio do Azerbaijão, Piastri só terminou fora do top 5 na Austrália, corrida de abertura da temporada. Em 18 corridas no ano, ele ficou 14 vezes no pódio e venceu sete Grandes Prêmios. Verstappen, por sua vez, venceu quatro vezes e subiu ao pódio em nove ocasiões.


Mas não é só a disputa com Piastri que pode atrapalhar um pentacampeonato do piloto holandês.

Oscar Piastri x Lando Norris

Lando Norris e Oscar Piastri disputam primeiro título da carreira pela McLaren Montagem R7 - Reprodução/@lando/@oscarpiastri

A 22 pontos de Piastri, Lando Norris tem voltado a se aproximar do australiano após perder a liderança do campeonato e ver o companheiro de equipe criar vantagem. Os dois já protagonizaram alguns momentos de tensão em pista, que aumentaram conforme o fim da temporada se aproxima.

Em Singapura, Norris forçou o carro para cima de Piastri e tomou a terceira posição do piloto na largada. No Canadá, na disputa pelo quarto lugar, o piloto britânico fez um movimento mais perigoso que quase tirou ambos da corrida, mas acabou colidindo com a parede.

Mas a McLaren tem feito o possível para amenizar os efeitos dessa disputa com as chamadas “Papaya Rules” (regras da Papaya, apelido usado pela equipe), nas quais os engenheiros dos pilotos pedem para que eles duelem de uma forma “mais amigável”, sem risco de perderem pontos no campeonato de construtores.

Contudo, após a McLaren vencer o Mundial de construtores em Singapura, a disputa dos dois pilotos pelo título individual ficou mais aberta e deve protagonizar as próximas corridas. Piastri já demonstrou que não está de acordo com as decisões da equipe quanto à disputa mais contida por posições ou até em relação a pedidos para os pilotos trocarem de lugar na pista.

Um duelo mais emocionante entre os dois pode favorecer Max Verstappen, que, apesar de correr por fora nessa disputa, ainda está vivo rumo ao título.

*Sob supervisão de Thaís Sant’Anna

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.