Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Sérvia assume Fortaleza BC e será a primeira técnica da história do NBB

Jelena deve começar os trabalhos nas próximas semanas com foco na montagem do elenco para a temporada

Mais Esportes|Do R7

Jelena foi assistente técnica do Orlando Magic durante o lockout da NBA em 2011 Reprodução/Instagram/jelenatodoroviic

O Fortaleza Basquete Cearense anunciou a contratação da sérvia-australiana Jelena Todorovic para comandar a equipe na temporada 2025/2026 do Novo Basquete Brasil (NBB). Aos 31 anos, ela será a primeira mulher a treinar um time profissional na história da liga.

Jelena também será a segunda técnica mais jovem a assumir um clube no NBB. O primeiro foi Gustavo de Conti, que estreou como treinador do Paulistano aos 30 anos. O início da nova temporada está previsto para outubro, ainda sem data definida. Esta será a 14ª participação do Fortaleza BC na competição.

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Jelena Todorovic é contratada como a primeira mulher a treinar uma equipe no NBB.
  • Aos 31 anos, ela será a segunda técnica mais jovem da liga, após Gustavo de Conti.
  • A nova temporada deve começar em outubro de 2025, com Jelena focada na montagem do elenco.
  • Ela tem experiência internacional e é reconhecida por seu trabalho com atletas renomados e em diversas ligas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ex-jogadora do Estrela Vermelha de Belgrado, Jelena iniciou a carreira de treinadora ainda jovem e construiu trajetória internacional como técnica principal em quatro continentes. Em 2024, participou de programas de intercâmbio e capacitação em clubes da elite europeia como Real Madrid, Zalgiris, Bayern de Munique e Panathinaikos.

Entre seus principais trabalhos, Jelena foi assistente técnica do Orlando Magic durante o lockout da NBA em 2011, além de atuar por oito anos no Adelaide 36ers, da liga australiana.


A nova comandante do Carcalaion ainda tem experiência em desenvolvimento individual de atletas. Trabalhou com nomes como Patty Mills, Josh Giddey, Nick Calathes e Giannis Antetokounmpo. Também ocupou cargos de gestão na Euroleague Head Coaches Board e na Indigenous Basketball Australia, organização liderada por Patty Mills.

Leia mais:

Jelena possui licenças da FIBA e da Euroleague, além de formações complementares em psicologia esportiva, nutrição esportiva e prevenção de lesões. Segundo ela, o basquete é parte da cultura sérvia e essa conexão com o esporte também se reflete no Brasil, onde espera construir um time competitivo e com forte apoio da torcida.


A técnica afirmou que carrega a responsabilidade de abrir caminho para outras mulheres no esporte e que sua trajetória pode servir como referência para novas gerações. A expectativa é que Jelena comece os trabalhos nas próximas semanas com foco na montagem do elenco para a temporada.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.