Russa Zaripova perde medalha de ouro do atletismo de Londres 2012 por doping
Mais Esportes|Do R7
ZURIQUE (Reuters) - A russa Yuliya Zaripova perdeu a medalha de ouro que conquistou na prova de 3.000 metros com obstáculos dos Jogos Londres 2012, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira.
Zaripova, que teve um exame positivo para turinabol, está entre 12 atletas, incluindo sete medalhistas, que foram desclassificados da Olimpíada após uma nova análise de amostras de Londres, informou o COI.
A desclassificação de Zaripova já era amplamente esperada, depois que ela fora banida por dois anos e meio pela agência antidoping da Rússia em janeiro de 2015 depois que seu passaporte biológico mostrou anormalidades.
Os outros atletas que perderam suas medalhas de Londres 2012 nesta segunda-feira são todos halterofilistas, entre eles Cristina Iovu, da Moldávia, que foi bronze nos 53 kg; a russa Nataliya Zabolotyana e Iryna Kulesha, de Belarus, prata e bronze respectivamente nos 75 kg, e Hripsime Khurshudyan, da Armênia, bronze acima de 75 kg.
Os outros são os russos Aleksandr Ivanov e Anatoli Ciricu, prata e bronze, respectivamente, na categoria 94 kg para homens.
O Comitê Olímpico Internacional (COI), que armazena amostras dos atletas por uma década para testar com novos métodos ou para analisar substâncias que ainda não tinham sido identificadas, afirma que um total de 98 amostras tiveram resultados positivos em novos testes realizados em amostras dos Jogos de 2008 e 2012.
(Por Brian Homewood)