Questionado, Fred promete marcar muitos gols
Mais Esportes|Do R7
Por Pedro Fonseca
TERESÓPOLIS Rio de Janeiro (Reuters) - Homem-gol da seleção brasileira que não balançou a rede em dois jogos na Copa do Mundo, o centroavante Fred prometeu nesta sexta-feira que ainda vai marcar muitos gols.
Após treino da seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Fred teve um breve encontro ao lado do campo com o ex-jogador norueguês e atual comentarista de TV John Carew, de quem foi colega no Olympique de Lyon.
A conversa em espanhol terminou com um abraço em que Carew desejou a Fred faça gols na Copa do Mundo. O camisa 9 do Brasil respondeu: "Com certeza, amigo, vou marcar muitos."
Fred, de 30 anos, e Carew, de 34, foram companheiros de clube e chegaram a disputar posição no ataque titular do Lyon de 2005 a 2007. O brasileiro permaneceu no time francês até 2009, quando voltou ao Brasil para defender o Fluminense.
O jejum de Fred na Copa do Mundo repete a situação vivida pelo centroavante na Copa das Confederações do ano passado, quando passou em branco nas duas primeiras partidas do Brasil, foi bastante cobrado pelas atuações abaixo do esperado e depois reagiu.
No Mundial, Fred tem ficado isolado no ataque durante as partidas, em parte devido à falta de criatividade dos outros homens de frente da seleção brasileira mas também pela pouca movimentação do próprio camisa 9.
O atacante ainda foi alvo de uma polêmica ao sofrer um pênalti duvidoso que colocou o Brasil em vantagem sobre a Croácia na partida de abertura da Copa do Mundo, vencida pela seleção, de virada, por 3 x 1.
O árbitro japonês Yushi Nishimura foi duramente criticado pela Croácia por ter marcado pênalti na jogada, em que o brasileiro desabou na área ao receber um toque no ombro de um jogador adversário.
Na Copa das Confederações Fred deu a volta por cima a partir do terceiro jogo e terminou a competição como artilheiro com cinco gols, incluindo dois marcados na vitória por 3 x 0 sobre a Espanha na final no Maracanã.
Mesmo assim, o atacante decidiu antes da Copa do Mundo mudar de estratégia e não prometer gols como fez no ano passado, na tentativa de evitar cobranças, o que não tem dado certo.
A partida de segunda-feira contra Camarões, em Brasília, será uma boa oportunidade para Fred finalmente desencantar, uma vez que o Brasil vai enfrentar um adversário já eliminado da competição.
Apesar do momento ruim, Fred mantém a confiança do técnico Luiz Felipe Scolari e dos jogadores da seleção, de acordo com o lateral-esquerdo Marcelo.
"O Fred para a gente, não só dentro de campo mas fora também, é um líder que nos ajuda bastante. Com certeza ele está ajudando a gente, fazendo gols ou não", disse o jogador a repórteres nesta sexta antes do treino da equipe.