Quem era Suman Mokhtarian, ex-lutador do UFC assassinado a tiros na Austrália
Atleta de 33 anos foi morto em um ataque direcionado em Sydney; ele havia sobrevivido a um atentado no ano passado
Mais Esportes|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O ex-lutador do UFC Suman Mokhtarian, de 33 anos, foi morto a tiros em Sydney, na Austrália, na quarta-feira (8). A polícia australiana considera que o atleta sofreu um ataque direcionado.
Segundo a Polícia de Nova Gales do Sul, Mokhtarian foi baleado enquanto caminhava pela Rua Annaluke, no subúrbio de Riverstone. Ele chegou a ser atendido por paramédicos, mas morreu no local.
O superintendente Jason Joyce classificou o ataque como “uma vergonha para a comunidade”. Ele disse que o caso é tratado como um assassinato direcionado, mas nenhum suspeito foi identificado até esta quinta (9).
Leia mais
Outro atentado
Em fevereiro de 2024, Mokhtarian foi alvo de uma tentativa de assassinato do lado de fora de uma academia da qual era coproprietário em Wentworthville, no oeste de Sydney. Na ocasião, um atirador disfarçado de entregador de comida disparou quatro vezes, mas errou os tiros.
Moradores da região relataram à emissora australiana ABC e ao jornal Sydney Morning Herald que ouviram disparos e viram fumaça após o ataque desta quarta-feira. “Foi um grande estrondo e, de repente, muita fumaça subiu no ar”, contou um vizinho.
A fumaça, segundo a imprensa local, era de dois carros que foram encontrados em chamas em ruas próximas pouco depois dos disparos. Outra moradora, Natalie, disse que correu para tentar ajudar, mas percebeu que Mokhtarian “claramente não estava vivo”.
De lutador a treinador
Mokhtarian lutou duas vezes no UFC (Ultimate Fighting Championship), em 2018 e 2019, mas acabou derrotado nas duas oportunidades. Após deixar o octógono, passou a se dedicar como treinador.
Ele também era proprietário e treinador principal da Australian Top Team, academia que fundou ao lado do irmão, Ashkan Mokhtarian. Nas redes sociais, alunos e amigos lamentaram a morte.
“Ele acreditou em mim mais do que eu mesma”, escreveu a lutadora Jesse Swain, aluna dele, no Instagram. “Suman me mostrou meu potencial no esporte e me impediu de desistir. Vou garantir que esse potencial seja realizado por ele”.
Perguntas e Respostas
Quem era Suman Mokhtarian?
Suman Mokhtarian era um ex-lutador de UFC, de 33 anos, que foi morto a tiros em Sydney, na Austrália, em um ataque considerado direcionado pela polícia.
Quando e onde ocorreu o assassinato?
O assassinato ocorreu na quarta-feira, 8 de fevereiro de 2024, na Rua Annaluke, no subúrbio de Riverstone, em Sydney.
Como foi o ataque?
Mokhtarian foi baleado enquanto caminhava e, apesar de ter recebido atendimento de paramédicos, morreu no local. A polícia de Nova Gales do Sul está tratando o caso como um assassinato direcionado, mas até o momento nenhum suspeito foi identificado.
Houve tentativas de assassinato anteriores?
Sim, em fevereiro de 2024, Mokhtarian foi alvo de uma tentativa de assassinato fora de uma academia que ele co-propriedade em Wentworthville. Um atirador disfarçado de entregador de comida disparou quatro vezes, mas não o atingiu.
O que testemunhas relataram sobre o ataque?
Moradores da região ouviram disparos e viram fumaça após o ataque. Um vizinho descreveu o momento como um "grande estrondo" seguido de muita fumaça. A fumaça era proveniente de dois carros que foram encontrados em chamas nas proximidades.
Qual foi a reação de pessoas próximas a Mokhtarian?
Alunos e amigos lamentaram sua morte nas redes sociais. A lutadora Jesse Swain, aluna de Mokhtarian, expressou sua gratidão, afirmando que ele acreditou em seu potencial e a ajudou a não desistir.
Qual foi a carreira de Suman Mokhtarian no UFC?
Mokhtarian lutou duas vezes no UFC (Ultimate Fighting Championship) em 2018 e 2019, mas foi derrotado em ambas as lutas. Após sua carreira no octógono, ele se dedicou a ser treinador.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp