Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Putin diz que Jogos mostraram ao mundo Rússia 'aberta e modernizada'

Mais Esportes|Do R7

Os Jogos Olímpicos de Sochi mostraram ao Mundo "uma Rússia aberta e modernizada", declarou nesta segunda-feira o presidente Vladimir Putin, um dia depois do encerramento da competição.

"A vocação dos Jogos de Sochi era apresentar ao mundo uma Rússia modernizada, aberta e multiforme", afirmou o líder russo durante a cerimônia oficial de entrega de premiações aos atletas russos que brilharam em Sochi.

"Era necessário apresentar não apenas sedes e estruturas esportivas modernas, mas o principal era apresentar a elite do esporte nacional", acrescentou Putin, visivelmente satisfeito pelo fato de a Rússia ter terminado em primeiro lugar do quadro de medalhas.

"Os resultados da equipe russa em Sochi mostram que o período difícil atravessado pelo esporte nacional já ficou para trás e que tudo que foi investido no esporte nos últimos anos não foi em vão", explicou.


A Rússia não terminava no topo do quadro de medalhas desde os Jogos de Lillehammer-1994, na Noruega. Na primeira olimpíada que disputou em casa, o país bateu seu recorde de medalhas (33) e de títulos (13, contra 11 em 1994).

Em Vancouver-2010, os atletas russo tiveram um péssimo desempenho, terminando em 11º lugar, com apenas três medalhas de ouro. Em Sochi, porém, havia 12 novas modalidades, com 36 medalhas a mais em disputa.


"A Rússia reconquistou seu status de maior potência esportiva do mundo", estampou o jornal Kommersant na sua edição desta segunda-feira.

"Esses Jogos foram perfeitos para o esporte russo", publicou o diário Vedomosti.


Em termos esportivos, a única grande decepção para a Rússia foi a eliminação da sua seleção de hóquei no gelo pela Finlândia nas quartas de final do torneio olímpico, pouco depois da derrota simbólica para o rival histórico Estados Unidos.

Durante um café da amanhã organizado nesta segunda-feira em Sochi pelo Comitê Internacional Olímpico (COI), o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, lembrou o "risco" assumido por Putin na hora de se candidatar para sediar os Jogos em uma cidade que praticamente não tinha infraestrutura esportiva.

Diplomático, o presidente russo fez questão de agradecer a confiança do COI, lembrando que se tratava de um "risco dividido".

"Todos nos assumimos um risco, não apenas os representes russo, mas também os nossos amigos do COI", salientou Putin.

Citando uma expressão russa, ele acrescentou: "Quem não assume riscos não bebe champanhe".

"Mostramos que sabemos ser acolhedores. Tentamos fazer tudo que era preciso pra os atletas, técnicos e jornalistas, para que fosse agradável trabalhar e disputar as competições, e que apaixonados por esporte do mundo inteiro pudessem assistir a um espetáculo grandioso", completou.

Ao organizar os Jogos mais caros da história (50 bilhões de dólares), o objetivo de Putin era fazer do evento uma vitrine do país que ele lidera há 14 anos.

bfi/chc/lg/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.