Lateral do Botafogo-SP passa bem após choque de cabeça em jogo contra Ponte Preta
Mais Esportes|Do R7
É bom o estado clínico do lateral-direito Samuel Santos, do Botafogo-SP, que sofreu um traumatismo craniano após se chocar com o zagueiro Yago, da Ponte Preta, nesta quarta-feira, no estádio Santa Cruz, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Por preocupação, o jogador vai ficar em observação por oito horas no hospital São Francisco, no centro de Ribeirão Preto (SP).
O lance ocorreu aos 40 minutos do segundo tempo, quando houve o choque de cabeça na pequena área. Samuel Santos já caiu desacordado, em um processo que os médicos chamam de convulsão. Yago e Arthur, da Ponte Preta, foram os primeiros a sentir a gravidade da lesão chamando o atendimento.
Samuel Santos caiu de barriga e rosto no chão, sendo virado em seguida pelos próprios jogadores. Foi quando chegou a equipe de resgate. "A recuperação foi rápida, mas seguimos o protocolo que orienta tirá-lo de campo", explicou o médico botafoguense Walter Aguiar de Carvalho Junior.
Quando restabeleceu a consciência, Samuel Santos insistia em retornar ao jogo. Mas foi impedido pelos médicos e atendentes, além de aconselhado por alguns companheiros. Depois de relutar, o lateral-direito recebeu o protetor cervical para imobilizar o pescoço e encaminhado pela ambulância para o hospital na área central da cidade. Lá fez exames neurológicos e, em princípio, nada de mais grave foi constatado como uma fratura ou um coágulo.
Samuel Santos tem 27 anos e começou a carreira no Palmeiras. Depois peregrinou por clubes de menor expressão como Mirassol, ABC, São Caetano, Bragantino e o próprio Botafogo. Teve uma passagem pelo futebol português.
O jogo ficou paralisado por 19 minutos, tempo para esperar a volta da ambulância ao estádio, e terminou 2 a 1 para a Ponte Preta, de virada, com dois gols do atacante William Pottker. Para o clube de Ribeirão Preto anotou Rafael Bastos.