Mais Esportes Italo realiza sonho com instituto na casa onde cresceu: 'Que o esporte transforme a vida dessas crianças'

Italo realiza sonho com instituto na casa onde cresceu: 'Que o esporte transforme a vida dessas crianças'

Surfista campeão olímpico e mundial criou um projeto para ajudar na criação de jovens de Baía Formosa, sua terra natal

  • Mais Esportes | Felippe Scozzafave, do R7

Instituto Italo Ferreira ajudará cerca de 500 crianças por ano

Instituto Italo Ferreira ajudará cerca de 500 crianças por ano

If15sports/@photo_prime

Campeão olímpico e mundial de surfe, Italo Ferreira viveu nesta quinta-feira (27) um dos dias mais importantes de sua vida. O atleta inaugurou a primeira fase de obras do instituto que leva o nome dele e que contribuirá para a formação integral de jovens em situação de vulnerabilidade social em Baía Formosa, onde nasceu, no Rio Grande do Norte.

"É uma vitória pessoal minha e da minha família. Sempre foi o meu sonho poder contribuir mais com o lugar onde nasci e cresci e onde quero continuar vivendo, e o Instituto Italo Ferreira é minha forma de garantir que outros jovens tenham as mesmas oportunidades que eu tive, para que também realizem seus sonhos, construam novas oportunidades de vida. Eu tenho muita conexão com as crianças. E acho que elas precisam ter oportunidade de fazer cursos, de alcançarem seus objetivos. Que o esporte possa transformar a vida dessas crianças de alguma forma."

Apesar de o local ainda estar em construção, as atividades do Instituto já começaram

Apesar de o local ainda estar em construção, as atividades do Instituto já começaram

If15sports/@photo_prime

O instituto é algo tão especial para Italo que foi montado na casa em que ele viveu na juventude e que o ajudou no seu desenvolvimento no esporte: "Eu comecei a surfar com 8 anos, mas morava em outra casa. Meu pai vinha para cá para vender os peixes, e eu vinha junto e ficava surfando em pedaços de isopor. As coisas ficaram apertadas, e eu pedi para morar com minha vó aqui nessa casa".

Ao todo, 500 crianças de Baía Formosa serão atendidas por ano pelo instituto. Elas terão acesso a aulas de idiomas, informática, sustentabilidade e meio ambiente e receberão apoio educacional, além de atividades físicas como um dos principais pilares. Serão oferecidas aulas teóricas e práticas de surfe, com o objetivo de promover mudanças na vida das crianças atendidas pela instituição por meio do esporte.

Italo gosta muito de crianças

Italo gosta muito de crianças

Reprodução/Instagram @italoferreira

Para isso, porém, elas precisam estar estudando: "Para fazer parte, as crianças precisam estar matriculadas nas escolas. É um reforço para ocupá-las com atividades, aulas, cursos e palestras com pessoas importantes", disse Italo, citando que já convidou o amigo Gabriel Medina para conhecer seu projeto.

Por falar em Medina, o projeto do atleta montado em Maresias, no litoral de São Paulo, serviu como referência para Italo, assim como outros. "Eu visitei o instituto do Neymar. É um projeto incrível, que atende várias crianças. É muito grande e organizado, com pessoas competentes para fazer com que crianças tenham oportunidades. Eles chegam bem novos e saem já prontos, com emprego. É exatamente esse o meu objetivo", encerrou.

Medalha de ouro! Veja as manobras de Italo Ferreira no surfe de Tóquio

Últimas