França vence Nigéria e avança às quartas de final da Copa
Mais Esportes|Do R7
Com dois gols no fim da partida, a França confirmou o favoritismo e derrotou a Nigéria por 2 a 0 em Brasília, nesta segunda-feira pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Os franceses só abriram o placar aos 35 minutos do segundo tempo com Paul Pogba de cabeça e fecharam a conta num gol contra de Joseph Yobo nos acréscimos da partida.
Com a vitória, a França se classificou para as quartas de final da Copa e enfrentará na próxima quarta, no Maracanã, o vencedor do confronto entre Argélia e Alemanha, que duelam ainda nesta segunda em Porto Alegre.
Mesmo sem o craque Frank Ribéry, cortado antes do Mundial com uma lesão nas costas, Didier Deschamps montou uma equipe ofensiva e eficiente.
No meio de campo, os franceses entraram em campo com Pogba, Cabaye e Matuidi, jogadores fisicamente fortes e que chegam bem ao ataque.
Na frente, estavam o rápido Valbuena aberto pela direita, e os matadores Benzema, pela esquerda, e Giroud, mais centralizado.
Com essa equipe, a França passou com facilidade pela Grupo E, chegando até a golear a Suíça, cabeça de chave, por 5 a 2.
Do outro lado, porém, os franceses encontraram um time nigeriano experiente e veloz. Com os ótimos Musa, Odemwigie e Emenike, os africanos, que passaram em segundo lugar no Grupo F, surpreenderam a França e criaram as melhores chances do primeiro tempo.
Aos 19 minutos, a Nigéria teve até um gol de Emenike anulado. O atacante aproveitou um cruzamento na área para se antecipar à zaga e tocar para o gol francês, mas o bandeirinha anulou o lance, marcando impedimento duvidoso do nigeriano.
A França reagiu aos 22. Pogba recebeu na entrada da área e acertou um lindo voleio, obrigando Eneyama a fazer grande defesa.
Aos 39, a arbitragem foi responsável por mais uma polêmica. Numa cobrança de escanteio, Evra claramente segurou Odemwingie dentro da área, impedindo o atacante africano de subir na bola. O árbitro americano Mark Geiger não viu e mandou o lance seguir.
No segundo tempo, a França voltou melhor e, apesar de dar algumas chances ao ataque nigeriano em chutes de fora da área de Emenike, aos 15, e Odemwingie, aos 23, armou uma pressão que levou os 'Bleus' à vitória.
Aos 26, Benzema tabelou com Griezmann, recebeu cara a cara com Enyeama e chutou. O goleiro nigeriano defendeu, a bola bateu no atacante e foi lenta em direção ao gol. Moses afastou o perigo de vez em cima da linha.
Aos 34, Benzema recebeu cruzamento na área e, de cabeça, obrigou o goleiro das 'Super Águias' a fazer outra grande defesa.
Totalmente acuada, a Nigéria acabou levando um gol no lance seguinte. Após um escanteio, Eneyama, nome do jogo até então, não conseguiu afastar e a bola caiu na cabeça de Pogba, que mandou direto para as redes.
O gol não relaxou os franceses, que continuaram atacando e foram recompensados com um segundo gol nos acréscimos.
Após uma cobrança curta de escanteio, Valbuena cruzou para Griezmann, que furou, mas a bola bateu em Yobo, que vinha logo atrás na marcação e mandou contra as próprias redes.
Ao som do apito final, os torcedores franceses que invadiram a capital brasileira cantaram o bonito hino francês, emocionando a equipe europeia, que agora é uma das oito melhores seleções do mundo.
am/dm