Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

França humilha Suíça e prova que é candidata ao título da Copa

Mais Esportes|Do R7

A França humilhou a Suíça por 5 a 2 em Salvador, nesta sexta-feira pelo Grupo E da Copa do Mundo, e apresentou suas credenciais de candidata ao título.

Com essa vitória, a França está praticamente classificada para as oitavas de final da Copa.

Olivier Giroud começou o festival francês abrindo o placar com uma forte cabeçada, aos 17 minutos. Aos 18, Karim Benzema serviu Blaise Matuidi, que chutou colocado e ampliou. Aos 40, Mathieu Valbuena aproveitou um ótimo cruzamento de Giroud para fazer o terceiro.

No segundo tempo, Benzema deixou o dele, aos 22, e Moussa Sissoko selou a goleada aos 28. A Suíça diminuiu aos 36, em cobrança de falta de Blerim Dzemaili, e fez o segundo num belo chute de Granit Xhaka, aos 42. Mas a reação ficou nisso.


Apesar de ter chegado aos seis pontos no Grupo E, com duas vitórias em dois jogos, os franceses precisam esperar o resultado da outra partida da chave, entre Equador e Honduras (que ainda não pontuaram), para saber se podem comemorar a classificação. Um empate nesse duelo, que acontece ainda nesta sexta-feira, em Curitiba, classifica antecipadamente os 'Bleus'.

"Poderia ter sido ainda mais perfeito. Enfrentamos uma boa equipe e marcar cinco gols, é impressionante. Seis pontos em duas partidas é o ideal. Nos preparamos bem e fomos eficazes. Vamos terminar o trabalho contra o Equador e começar uma nova competição (oitavas de final)", analisou o técnico Didier Deschamps.


No dia 25, os franceses encaram o Equador no Maracanã, enquanto a Suíça, com três pontos, tentará se recuperar contra os hondurenhos, em Manaus.

A França, campeã do mundo de 1998, que precisou passar pela repescagem europeia para se classificar para o Mundial, chegou ao Brasil desacreditada e sem Franck Ribéry, craque do time cortado por causa de uma lombalgia, mas provou que poderá lutar pelo título.


O início do jogo contra a Suíça foi parelho, com as duas equipes se respeitando.

Até os 15 minutos de jogo, o lance de maior destaque havia sido uma dividida entre Giroud e Von Bergen, que acabou levando um chute no rosto. O zagueiro suíço, sangrando muito na altura do olho esquerdo, precisou ser levado ao vestiário para levar pontos e foi substituído por Senderos.

O jogo continuou muito truncado e duro. Os suíços, famosos pelas ferrenhas retrancas, não queriam dar espaço para o ataque francês.

Essa estratégia ruiu no primeiro escanteio que a França arranjou.

Aos 17 minutos de jogo, Valbuena cobrou o tiro de canto e Giroud subiu mais alto que a zaga para abrir o placar de cabeça.

Além de colocar sua equipe em vantagem, Giroud entrou para a história da seleção francesa, marcando o 100º gol em Copas do Mundo dos 'Bleus', que só anotaram menos que os tradicionais Brasil, Itália, Alemanha e Argentina em Mundiais.

A marca não demorou a ser ampliada. No reinício da partida, Benzema foi esperto e interceptou um passe de Behrami, correu em direção à área e tocou para Matuidi, que chutou colocado e ampliou a vantagem.

O impressionante -e inesperado- resultado deu início a uma grande festa nas arquibancadas da Arena Fonte Nova, onde muitos franceses agitavam as bandeiras nacionais. Mas nem os mais otimistas esperavam comemorar tantos gols.

Animada, a seleção de Deschamps continuou pressionando e, aos 32 minutos, Benzema, lançado na área suíça e quase saindo pela linha de fundo, foi infantilmente derrubado pelo zagueiro Djourou. O árbitro holandês Björn Kuipers não hesitou em marcar pênalti.

O próprio Benzema foi para a cobrança, mas Benaglio defendeu. No rebote, Cabaye fez o impossível e, debaixo do gol, acertou o travessão.

Apesar do gol perdido, os franceses continuaram pressionando um adversário irreconhecível, que dava verdadeiras avenidas aos atacantes dos 'Bleus' e fazendo de sua zaga um verdadeiro queijo suíço.

Quem aproveitou o caminho livre foi Giroud, melhor jogador em campo. Após afastar de cabeça um escanteio da Suíça, o atacante mostrou o apetite dos franceses na partida, saindo em disparada ao ataque, recebendo ótimo passe de Varane e cruzando para Valbuena marcar o terceiro gol francês.

Com o jogo decidido, a França voltou para o segundo tempo menos intensa, mas continuou dominando a Suíça.

O trio de ataque Valbuena-Benzema-Giroud continuou se entendendo muito bem, Pogba e Matuidi apoiavam com qualidade e a zaga não dava espaços aos suíços.

Aos 28, Benzema, muito participativo, recebeu um lindo passe de trivela de Pogba e concluiu de primeira, colocando a bola debaixo das pernas de Benaglio e transformando a grande vitória francesa em goleada.

O atacante do Real Madrid chegou aos três gols na competição e voltou ao topo da artilharia da Copa, empatado com Arjen Robben e Robin van Persie, da Holanda, e Thomas Muller, da Alemanha.

Para fechar a goleada, Sissoko recebeu ótimo passe de Benzema e chutou colocado, sem chances para Benaglio, aos 28.

Com 5 a 0 no placar, os francês naturalmente relaxaram e a Suíça aproveitou para marcar dois gols de honra.

Aos 36, Blerim cobrou falta rasteira de longe, a barreira francesa abriu e o goleiro Lloris, nada exigido até então, não alcançou.

Aos 42, Xhaka recebeu ótimo lançamento de Inler, não deixou a bola cair e marcou o segundo gol acertando um lindo chute.

A reação helvética ficou por isso mesmo. No fim, um lance curioso: Benzema acertou um chute de fora da área que foi parar no ângulo suíço, mas o árbitro holandês anulou, afirmando que já tinha encerrado a partida.

am/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.