Falcao, a grande dúvida da Colômbia para a Copa do Mundo
Mais Esportes|Do R7
Será que Falcao jogará a Copa do Mundo do Brasil-2014? A inclusão do astro na pré-lista de convocados da seleção colombiana dá a entender que seu país conta com o ele na competição, que começa no dia 12 de junho.
"Chegar 100% na Copa será impossível, porque me faltam horas de jogo num nível competitivo", reconheceu o atacante do Mônaco, de 28 anos e que se recupera de uma grave lesão no joelho esquerdo, em uma entrevista publicada na última sexta-feira pelo diário esportivo espanhol Marca.
Fora dos gramados desde janeiro, o 'Tigre' não resolveu ainda se participará do Mundial. "Se tenho condições, irei. Se achar que não vou acrescentar nada ao time, será mais sensato não ir".
O pensamento do técnico argentino José Pekerman parece mesmo ser de esperar até o dia 2 de junho, data limite para informar os 23 jogadores que participarão da Copa, para definir se Falcao irá ou não ao Brasil.
Além da questão física, ninguém sabe se Falcao terá condições técnicas de encarar um torneio tão competitivo como uma Copa.
Para o pai do jogador, o ex-zagueiro Radamel Garcia, Falcao "não estará futebolisticamente apto, porque até agora ele continua adquirindo condições físicas".
"São necessários pelo menos seis meses de supervisão médica e reabilitação, antes de voltar ao futebol. Seria um erro antecipar a volta. Isto seria colocar em risco o futuro do jogador", explicou à imprensa o cirurgião César Rocha, da Sociedade Colombiana de Ortopedia e Traumatologia.
Falcao apenas completou três meses e três semanas desde que foi operado pelo médico português José Carlos Noronha, que garantiu a possibilidade do atacante de recuperar-se a tempo para o Mundial, mas admitiu que o colombiano não estará "a 100% de suas condições" nas três primeiras partidas.
A seleção 'Cafetera', que volta a disputar uma Copa depois de 16 anos, encabeça o Grupo C, no qual enfrentará Grécia, Costa do Marfim e Japão.
Falcao foi uma das figuras da Colômbia nas eliminatórias sul-americanas, mas os companheiros de seleção e os torcedores sabem que o futuro do jogador é mais importante do que sua participação na competição no Brasil.
"Falcao é um jogador importante não só para a seleção, mas também para o país. Esperamos que ele vá ao Mundial, mas acredito que a saúde é mais importante", declarou o meia James Rodríguez, parceiro do 'Tigre' no Mônaco.
Com muito carisma pela aplicação, motivação e disciplina em campo, além do apurado faro de gol, Falcao se transferiu no ano passado do Atlético de Madri para o Mônaco por 60 milhões de euros e foi o grande destaque da Colômbia nos últimos anos.
Por enquanto, os colombianos e Pekerman apostam no milagre.
str-vel/ol/am