Dunga junta experiência e olímpicos em convocação para Copa América
Mais Esportes|Do R7
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O técnico Dunga optou por mesclar jogadores experientes com atletas jovens com idade para disputar os Jogos Olímpicos na convocação da seleção brasileira anunciada nesta quinta-feira para a disputa da Copa América Centenário, em junho, nos Estados Unidos.
Dunga chamou sete jogadores com idade olímpica (menos de 23 anos) entre os 23 nomes relacionados para o torneio, com destaque para o zagueiro Marquinhos e os atacantes Rafinha Alcântara e Gabriel.
Entre os convocados também estão sete jogadores que atuam no futebol brasileiro, como o goleiro Alisson, o volante Elias e o meia Lucas Lima. Neymar ficou de fora porque o técnico decidiu priorizar a Olimpíada do Rio, em acordo fechado com o Barcelona, clube do jogador.
“Chamo sete que atuam no futebol brasileiro e alguns com idade na seleção olímpica para valorizar o futebol, a competição local, e não há distinção de quem joga aqui e lá fora“, disse Dunga em entrevista coletiva ao anunciar a lista de convocados.
Os 23 convocados foram escolhidos dentro de uma lista prévia de 40 nomes que Dunga havia anunciado na semana passada para atender a critérios de inscrição da competição.
Antes da disputa da Copa América, o Brasil faz um amistoso com o Panamá, no dia 29 de maio, em Denver, nos EUA.
O Brasil estreia na competição em 4 de junho contra a seleção do Equador, que também será o próximo adversário nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, em setembro.
O treinador decidiu dar oportunidade a jogadores mais novos já pensando na disputa da Olimpíada. Os jovens serão observados e testados nesse convívio com atletas mais experientes.
Apesar do perfil mesclado da seleção brasileira, dos 11 que devem ser titulares na Copa América, 10 deles vem jogando as eliminatórias. A maior ausência será o atacante Neymar.
“Todos sabem quem ele é (o que representa), mas temos jogadores competitivos. Já jogamos sem ele e jogadores souberam dar a resposta”, afirmou Dunga, que cobrou irreverência e alegria dos atletas, marcas do futebol brasileiro nas cinco conquistas mundiais.
“Temos que ser competitivos, em busca da vitória com potencial do drible….tem que se divertir, ser feliz, dar o melhor, e depois contar histórias em casa.”
Se Dunga mantiver a base do time que vem disputando as eliminatórias, o Brasil terá como titulares para a Copa América: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Gil (no lugar de David Luiz, que não estava na pré-lista) e Filipe Luis; Luiz Gustavo, Elias, Renato Augusto, Willan, Douglas Costa e Ricardo Oliveira.
O Brasil é sexto colocado nas eliminatórias e fora da zona de classificação para o Mundial. Depois da última rodada, quando o Brasil empatou em 2 x 2 com Paraguai e Uruguai, surgiram rumores sobre a possível saída do treinador, que afirmou que vai para a Copa América sem se preocupar com o futuro.
“O presidente (da CBF, Marco Polo Del Nero) tem dado todo o respaldo e na seleção não pode se preocupar com futuro, tem que aproveitar o presente, aproveitar...sou feliz e quero realizar muito com toda seleção”, afirmou ele.
Os auxiliares pontuais da seleção brasileira para a preparação e disputa da Copa América serão os ex-jogadores Juninho Paulista e Rogério Ceni, campeões mundiais em 2002.
None
GOLEIROS
Alisson - Internacional
Diego Alves - Valência (ESP)
Ederson - Benfica (POR)
None
LATERAIS
Daniel Alves - Barcelona (ESP)
Fabinho - Mônaco (FRA)
Douglas Santos - Atlético Mineiro
Filipe Luís - Atlético de Madri (ESP)
None
ZAGUEIROS
Gil - Shandong Luneng (CHI)
Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA)
Miranda - Inter de Milão (ITA)
Rodrigo Caio - São Paulo
None
MEIAS
Casemiro - Real Madri (ESP)
Elias - Corinthians
Luiz Gustavo - Wolfsburg (ALE)
Rafinha Alcântara - Barcelona (ESP)
Lucas Lima - Santos
Philippe Coutinho - Liverpool (ING)
Renato Augusto - Beijing Guoan (CHI)
Willian - Chelsea (ING)
None
ATACANTES
Douglas Costa - Bayern de Munique (ALE)
Gabriel - Santos
Hulk - Zenit (RUS)
Ricardo Oliveira - Santos
None
(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)