Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Djokovic é incluído em sorteio, mas ainda pode ser deportado

Apesar da incerteza sobre cancelamento do visto, o sérvio conheceu seu primeiro adversário do Aberto da Austrália  

Mais Esportes|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Djokovic ainda pode ser deportado, mas foi incluído em sorteio do Aberto da Austrália
Djokovic ainda pode ser deportado, mas foi incluído em sorteio do Aberto da Austrália

O tenista Novak Djokovic foi incluído no sorteio oficial das chaves de simples do Aberto da Austrália nesta quinta-feira (13), embora permaneça a incerteza sobre se o governo australiano cancelará o visto do cabeça de chave número 1 do torneio pela segunda vez. O sérvio vai enfrentar o compatriota Miomir Kecmanovic na primeira rodada.

O ministro de Imigração, Cidadania, Serviços a Imigrantes e Relações Multiculturais, Alex Hawke, está ponderando exercer seu poder discricionário para revogar o visto de Djokovic por causa da preocupação da Austrália com a isenção médica do astro dos requisitos de vacinação contra a Covid-19 .


O atual campeão do Grand Slam, de 34 anos, que fez mais um treino na Rod Laver Arena nesta quinta-feira, deve entrar em quadra para o jogo de estreia na segunda (17) ou terça (18). A Tennis Australia, organizadora do primeiro Major da temporada, adiou o sorteio oficial por mais de uma hora, sem dizer o motivo.

A polêmica assumiu uma importância que vai além do tênis: intensificou um debate global sobre os direitos dos não vacinados e se tornou uma questão política complicada para o primeiro-ministro Scott Morrison em sua campanha pela reeleição.


Leia também

A Austrália deve realizar uma eleição em maio e, embora seu governo tenha conquistado apoio em casa por sua postura dura em relação à segurança das fronteiras antes e durante a pandemia, não escapou das críticas sobre o manuseio incorreto do visto de Djokovic. Ele se recusou nesta quinta a comentar o caso do visto do tenista.

Djokovic, um cético em relação a vacinas, alimentou raiva generalizada na Austrália na semana passada quando anunciou que estava indo a Melbourne para o Aberto da Austrália com uma isenção médica dos requisitos para os visitantes serem vacinados contra a Covid-19. Em sua chegada, oficiais da Força de Fronteira Australiana decidiram que sua isenção era inválida, e ele foi mantido ao lado de requerentes de asilo em um hotel de detenção de imigração por vários dias.


Um tribunal, na última segunda-feira (10), permitiu que Djokovic ficasse no país por alegar que as autoridades agiram de maneira desproporcional em sua entrevista, em um processo de sete horas no meio da noite. O governo agora deve decidir se deixa o tenista permanecer na Austrália e lutar pelo recorde de 21 títulos de Grand Slam – ele está empatado com o suíço Roger Federer e com o espanhol Rafael Nadal.

Barrado na Austrália e contra a vacinação: as polêmicas de Djokovic

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.