Com show de Bernard e Jô, Brasil goleia Austrália em Brasília
Mais Esportes|Do R7
Com atuações de gala de Jô e Bernard, a seleção brasileira festejou com brilho o dia da Independência ao massacrar a Austrália por 6 a 0 em partida amistosa disputada neste sábado no estádio Mané Garrincha de Brasília.
Escalado como titular no lugar de Fred, lesionado, Jô não desperdiçou a oportunidade de se destacar ao anotar os dois primeiros gols da partida. Neymar, Ramires, Alexandre Pato e Luiz Gustavo também deixaram sua marca.
Bernard, que foi escalado no lugar de Hulk, também lesionado, também teve uma grande atuação.
"Gostei tanto dos que começaram jogando quanto dos que entraram no segundo tempo. O que mais me agradou foi o empenho, a decicação, a postura dos jogadores em campo, independentemente do resultado ou do nível do adversário, comentou o técnico Luiz Felipe Scolari.
O jogo também marcou a volta por cima de Ramires, que ocupou o lugar de Oscar e marcou um gol no seu retorno à seleção após a polêmica que o tirou da Copa das Confederações por ter se apresentado com um dia de atraso para um amistoso contra a Rússia disputado em Londres, a cidade onde joga com o Chelsea, em fevereiro.
"Ramires é um jogador rápido, que pode chegar à frente em cinco segundos e depois voltar para recompor a defesa. É um jogador moderno que já dá ideia do quanto pode ser útil", elogiou Felipão.
Para a Austrália, valeu a experiência de jogar no Brasil a pouco mais de um ano da Copa do Mundo de 2014, para a qual já garantiu a vaga em campo nas eliminatórias asiáticas.
Este foi o segundo amistoso dos comandados de Felipão Scolari desde a conquista da Copa das Confederações em junho.
No primeiro, perdeu por 1 a 0 para a Suíça no dia 14 de agosto, mas o próprio Felipão lembrou que a maioria dos jogadores ainda estava em pré-temporada, por isso o jogo não poderia ter sido usado como parâmetro.
Desta vez, os brasileiros mostraram muita disposição desde o início da partida e quase abriram o placar com menos de três minutos de bola rolando. Neymar recebeu a bola na área depois de uma cobrança de falta de Maicon, mas o chute do camisa 10 veio fraco e o goleiro Schwartzer conseguiu fazer a defesa.
O primeiro gol não demorou a sair. Quatro minutos depois, o mesmo Neymar cruzou para Bernard emendar de primeira, a bola bateu na trave e Jô conseguiu pegar a sobra para empurrar a bola para as redes.
O Brasil continuou pressionando, com boas investidas de Bernard pela direita e Neymar pela esquerda. Os dois protagonizaram uma linda jogada aos 22. O meia do Shakhtar Donetsk arrancou desde o meio de campo e virou o jogo em direção ao atacante do Barcelona, que fez fila na área australiana e chutou por cima do gol.
A vitória começou a tomar ares de goleada aos 34, quando a seleção marcou duas vezes em menos de um minuto, em jogadas similares, com contra-ataques letais depois de roubadas de bola no meio de campo.
No gol do 2 a 0, Paulinho desarmou um australiano de carrinho com muita raça, a bola sobrou para Maicon, que arrancou pela direita e tocou para Bernard. O jovem meia de 20 anos mostrou que ainda tem um ótimo entrosamento com Jô, com o qual conquistou a Taça Libertadores em julho com o Atlético Mineiro, ao cruzar na medida para o atacante anotar seu segundo gol na partida.
Poucos segundos depois, foi a vez de Ramires roubar uma bola na saída de bola antes de dar um passe açucarado para deixar Neymar na cara do gol. O camisa 10 não perdoou tocando na saída de Schwarzer para fazer 3 a 0.
O Brasil continuou dominando de forma arrasadora no segundo tempo e quase fez o quarto aos 3, mas o gol de cabeça de Thiago Silva foi anulado porque o juiz apitou uma falta do zagueiro do Paris Saint-Germain na jogada.
O gol do 4 a 0 acabou saindo aos 12. Maxwell, que entrou no intervalo no lugar de Marcelo, cruzou para Ramires cabecear para as redes.
O quinto foi marcado aos 26 por Alexandre Pato, que acabara de entrar no lugar de Jô. O atacante do Corinthians recebeu um cruzamento rasteiro de Neymar e bateu de primeira sem chances para o goleiro australiano.
Outro reserva deixou sua marca na partida, Luiz Gustavo, que fechou a goleada aos 38 com um lindo toque de cobertura após tabelar com Neymar.
O próximo amistoso está marcado para a próxima terça-feira diante de Portugal em Boston, nos Estados Unidos.
mav/cl/lg