Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Boxeador profissional, Renato Matos revela que projeto social de Maguila "mudou sua vida"

Projeto Amanhã Melhor atende mais de 300 crianças carentes na cidade de Osasco

Mais Esportes|Do R7*

Renato Matos mostra respeito ao ídolo Adilson Maguila
Renato Matos mostra respeito ao ídolo Adilson Maguila

Renato Matos é boxeador há mais de 20 anos e conseguiu transformar o que antes era um simples hobby em profissão. Tudo graças ao projeto social Amanhã Melhor, que pertence a Associação Filantrópica de Jovens e Apoio à Família Adilson Maguila, criado pelo próprio Maguila e por sua mulher, Irani Pinheiro.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

"Esse projeto veio como a realização de um sonho. Eu sempre batalhei para ser profissional do boxe e hoje posso dizer que vivo da modalidade que amo. Foi graças a Irani que eu tive a chance de ser um atleta reconhecido. Ela é como uma mãe para mim".

Irani e Maguila abriram a ONG em 2003. Antes em Itaquaquecetuba, a organização foi transferida para Osasco a pedido da prefeitura da cidade, que realizou uma parceria com o projeto. Renato, aliás, conheceu a Associação quando ela começou e chegou a treinar com o ídolo e ex-campeão mundial de boxe.


"Surgi no boxe há muito tempo. Faz 20 anos. Eu treinava em uma academia no centro de Osasco e nessa época o Maguila abriu um projeto social na cidade", lembrou.

Segundo Renato, ele não ficou na ONG e voltou a treinar em outra academia particular. Em evolução no esporte, o pugilista sentiu a necessidade de alçar voos mais altos e foi em uma situação inusitada que o jogou virou para ele.


"Um tempo depois eu voltei com meu filho que ia lutar hapkidô no projeto, perguntei se o espaço ainda era dele e disseram que sim, porém que estava afastado. A partir daí eu fui atrás da doutora Irani, que abriu as portas para mim. Hoje dou aula no projeto".

Com a vinda de Renato, o Projeto Amanhã Melhor tomou forma. Além de professor, o boxeador também é atleta profissional, agenciado por Irani, que já foi empresária de Maguila. No dia 1º de setembro ele fará mais uma luta em sua carreira.


O pugilista lamentou a ausência de mais projetos similares e apontou essa carência como fator principal para a dificuldade do nascimento de novos campeões olímpicos. Apesar disso, Renato revelou que a arte marcial ensina e forma cidadãos melhores.

"A primeira coisa que reparamos é a disciplina. O aluno quando começa alguma arte marcial fica mais disciplinado. Vejo alunos meus na rua falando com gíria, mas no treinamento não tem mesma atitude. Eles ficam muito mais organizados".

*Leonardo Vallejo, estagiário do R7

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.