Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Trekking de longa distância: As diferenças entre “section hiker” e “thru-hiker”

A cada dia o interesse do público que pratica trilhas por trekkings de longa distância cresce. Recentemente o Brasil assinou

Blog de Escalada

Blog de Escalada|Do R7

A cada dia o interesse do público que pratica trilhas por trekkings de longa distância cresce. Recentemente o Brasil assinou o projeto Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, formalizando assim a intenção do país em criar circuitos de trekking extensos.

Para se ter uma ideia, as trilhas de longa distância nos EUA recebem 307 milhões de visitas, faturando aproximadamente US$ 17 bilhões com os parques florestais por ano. Atualmente o Brasil fatura pouco mais de R$ 2 bilhões, com os aproximadamente 10 milhões de visitas nos parques nacionais em todo o território nacional.

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Ao todo serão aproximadamente 18.000 km de trilhas implementadas no Brasil nos próximos 20 anos. Dentro da cultura de trekking de longa distância há também vários termos que ainda são desconhecidos pelo público em geral. Termos que são necessários elucidar para o grande público o seu significado, para que não percam o sentido, caso comecem a serem usados inadequadamente.

Nos trekkings de longa distância, há dois termos que são importantes serem entendidos: “section hiker” e “thru-hiker”. Para entender os dois termos é importante antes estabelecer que nada faz uma pessoa que seja “section hiker” melhor, ou pior, que uma que seja “thru-hiker”. Tudo é questão de disponibilidade, tempo e desejo de cada um realizar uma destas maneiras de realizar um trekking.

Publicidade

Diferenças trekking e hiking

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Como explicado aqui, a diferença técnica entre um trekking e hiking é importante para saber o tipo de equipamento que se compra. Pois esta diferenciação é utilizada por designers de produto para projetar botas, tênis, roupas e mochilas.

Publicidade

Pois, como qualquer praticante de qualquer modalidade esportiva sabe, cada modalidade requer equipamentos com qualidades específicas. O grau de dificuldade, tanto do trekking quanto do hiking, não influi na definição das duas atividades.

Hiking: Por definição o hiking é uma caminhada de curta duração, preferencialmente de poucas horas, e que não envolve nenhuma atividade de camping ou pernoite. Um hiking é, por exemplo, uma caminhada no estilo “bate-e-volta”.Trekking: Para a prática do trekking fica implícito desde o início que o praticante irá acampar, ou dormir fora de casa (podendo ser em refúgios, albergues ou abrigos), durante o percurso que irá realizar. Por isso é muito comum ver seus praticantes com mochilas cargueiras com alto número de litragem.Mas o que é um hiker?

Publicidade
Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Traduzindo ao pé da letra, um hiker é um caminhante. Muitos acreditam que uma pessoa que pratica um hikking é um hiker e que as que praticam trekking é um trekker. Linguisticamente está correto.

Porém, especialmente nos EUA, há uma verdadeira legião de fãs de uma determinada série de TV (que posteriormente virou filme e franquia) chamada Start Trek (no Brasil, conhecido como Jornada nas Estrelas). Por conta da popularidade desta série, o termo Trekker, ou tambémTrekkie, ficou mais associado aos fãs das séries e menos a quem faz um trekking.

Por este motivo cultural é que ganhou popularidade mais o termo hiker do que propriamente trekker. Por convenção, tanto uma pessoa que faz um trekking (como, por exemplo, um de longa distãncia), quanto um que faz um hiking, é chamado de hiker pela imprensa e pelas pessoas em geral.

“Section hiker” e “Thru-hiker”

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Como a realidade dos trekkings de longa distância já existem há um bom tempo nos EUA, alguns termos baseados nos trajetos mais tradicionais acabaram sendo adotados. Nos EUA há pelo menos 10 trilhas de longa distância amplamente conhecidas. Grande parte destas trilhas pode ser conferida em um guia essencial de trilhas de longa distância dos EUA, que a Revista Blog de Escalada publicou.

Os trekkingsde longa distância mais conhecidos são: Continental Divide Trail(4.989 km), Appalachian Trail (3.515 km) e Pacific Crest Trail (4.265 km). Como cada um destes trekkings de longa distância possuem vários intervalos, para que os percorra descanse, dois termos foram cunhados: “Section hiker” e “Thru-hiker”.

Thru-Hikeré um tipo de praticante que consegue tirar férias prolongadas para caminhar ao longo de um trekking de longa distância de uma ponta à outra, dentro de um determinado período. Este período de caminhada é chamado de temporada (season, em inglês). Nos EUA, a Appalachian Trail (AT), Continental Divide Trail(CDT) e a Pacific Crest Trail (PCT) são os habituais trekkings de longa distância. Como demanda tempo, geralmente algo em torno de três a quatro meses, os hikers (como são chamados popularmente os trilheiros e trilheiras nos EUA) têm que deixar sua vida normal e sair do início, caminhar através de todo o caminho. Em inglês, o termo thru significa “através de”. Portanto, um Thru-Hiker é uma pessoa que faz todo o percurso de uma vez só.

Section hiker é um tipo de praticante que, por algum motivo, não possui tempo suficiente para fazer todo o percurso de uma só vez. Como todo o trekking de longa distância, em geral, é uma fusão de várias outras trilhas “menores”, ele opta por fazer apenas parte da trilha. Muitos section hikers optam por fazer todo o trajeto de longa distância, uma parte (section, em inglês) por determinado período.

Mesmo que existam duas definições distintas, todos os especialistas em trekkings dos EUA concordam em um ponto em comum: não importa a distância, é necessário estar preparado. Por isso, mesmo que seja uma parte, ou o trekking de longa distância inteiro, utilizar equipamentos adequados, respeitar todos os praticantes e possuir experiência em trekking, ou hiking, é determinante para conseguir terminar o desafio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.