Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Norte-americano morre em “engarrafamento” no Monte Everest

O montanhista norte-americano Don Cash, de Utah, morreu perto do Hillary Step, no Monte Everest (8.848 m). Hillary Step é

Blog de Escalada

Blog de Escalada|Do R7

O montanhista norte-americano Don Cash, de Utah, morreu perto do Hillary Step, no Monte Everest (8.848 m). Hillary Step é uma parede rochosa quase vertical, com uma altura de cerca de 12 metros localizada no Monte Everest a aproximadamente 8.790 metros acima do nível do mar.

Cash, de 55 anos, fazia parte de uma grande equipe que fez um esforço de 12 horas com a empresa de guias Pioneer Adventures. Don Cashde fazia parte de uma expedição de 15 membros liderada pelo montanhista chinês Yuan Li.

De acordo com os relatos, o montanhista entrou em colapso pouco depois de chegar ao cume, mas seus guias fizeram massagem cardíaca e o fizeram ficar consciente. De acordo com o jornalista especializado em assuntos do Himalaia Alan Arnette , os guias de Cash o levaram para o Hillary Step, mas um “engarrafamento” nas cordas fixas impediu a descida. Cash morreu antes de continuar a descida ao Campo Base para melhor atendimento.

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Desta maneira, 12 montanhistas morreram em montanhas com mais de 8.000 metros nesta temporada e vários outros estão se recuperando de doenças ou ferimentos. O assunto foi abordado em uma análise realizada pela Revista Blog de Escalada no dia de ontem.

Publicidade

Vale lembrar que este ano no Nepal nenhuma tempestade pegou equipes perto do cume, como na tragédia Everest em 1996. Além disso, não houve avalanche como em 2014 na Cachoeira Khumbu. Também este ano, felizmente, não houve nenhum terremoto como em 2015.

O corpo de Don Cash foi considerado “não recuperável”, segundo o jornalista Alan Arnette declarou em seu relato.

Para entender os motivos de tantas mortes no Nepal este ano, acesse aqui: https://blogdescalada.com/

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.