Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Biografia de Wanderlei Silva relata cotovelada e início de rivalidade

'SEM COLEIRA - A História do Campeão dos Ringues que Inspira Você a Vencer na Vida' relembra carreira de um dos grandes nomes do MMA mundial

Mais Esportes|Felippe Scozzafave, do R7

Wanderlei Silva teve carreira brilhante no MMA
Wanderlei Silva teve carreira brilhante no MMA

Um dos grandes nomes do MMA mundial, Wanderlei Silva tem muita história para contar. Campeão em algumas oportunidades do Pride e com carreira consolidada no UFC, o curitibano de 44 anos acaba de lançar a sua biografia "SEM COLEIRA - A História do Campeão dos Ringues que Inspira Você a Vencer na Vida".

Leia também

Organizada pelos jornalistas Thiago Parijiani e Luis Henrique Gurian, e lançada pela BB Editora, a obra relata de que forma Wanderlei se tornou um dos maiores ícones do MMA e atingiu marcas impressionantes, ficando invicto por 5 anos, 2 meses e 19 dias, atingindo recordes de defesa de cinturão peso-médio do Pride e números de vitórias. Além disso, o livro revela um lado desconhecido de Wand: o medo da demência pugilistica, doença conhecida como Encefalopatia Traumática Crônica.

E a relação do campeão dos ringues com os autores da obra vem de longe. "Em 2001, estava procurando algo para assistir na TV e me deparei com uma edição do Pride. Nunca tinha tido acesso ao MMA e vi a luta do Ryan Gracie em que ele foi humilhado pelo Kazushi Sakuraba. E fiquei com muita raiva do japonês. Em seguida o Wanderlei fez a luta contra o Sakuraba. E mandou ele para o hospital em 1 minuto e meio. E passei a gostar e acompanhar ele. E gostaria muito de entrevistá-lo. Mas trabalhava em uma revista de games e não tinha esse gancho. Então lançou o jogo do Pride. E eu vi a possibilidade de falar com ele. Desde então, a gente construiu uma relação. E eu fui percebendo que havia muitas familiaridades entre a minha história e a do Wanderlei. Quanto mais eu pesquisava sobre ele, mais me encantava. O Wanderlei ocupou a vaga como meu ídolo que estava vaga desde a morte do Senna", contou Thiago Parijiani, em entrevista ao R7.

Livro tem prefácio de Royce Gracie
Livro tem prefácio de Royce Gracie

E talvez pela excelente relação entre Thiago e Wanderlei, a obra tenha ficado tão especial, com direito a informações que nunca haviam sido divulgadas: "O livro virou muito pessoal. Ele decidiu abrir histórias bastante íntimas. Ele contou, por exemplo, de uma traição que a mulher dele descobriu. E fez questão de abrir. Além disso, ele me contou algo que nunca foi noticiado. Um nocaute que ele levou fora do ringue. Antes da luta contra o Ricardo Arona, ele toma uma cotovelada do Charles Bennett e apaga. A organização do Pride não soube disso e, claro, se soubessem, jamais permitiriam que a luta acontecesse. Mas os técnicos dele viram o que aconteceu e mesmo assim o incentivam a lutar, dizendo que ele estava pronto. Ele luta. E vence o Arona", relembra, citando que isso foi o estopim para a grande rivalidade entre Wanderlei Silva e "Krazy Horse", como ficou conhecido Bennett no mundo das lutas.


Já disponível para compra no site da editora (R$ 49,90), o livro terá um lançamento oficial no dia 2 de dezembro, na Livraria Cultura, do Shopping Iguatemi, em São Paulo. E não deve parar por aí. "O livro está indo muito bem e a nossa ideia é que ele seja levado para o Japão e os Estados Unidos. O céu é o limite para o Wanderlei", encerrou.

Novo Ibra? Bebê sueco faz sucesso na internet ao marcar golaços

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.