Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Argentina confia em Messi para superar a Suíça nas oitavas

Mais Esportes|Do R7

A Argentina, com total confiança de que a estrela do craque Lionel Messi continuará brilhando na Copa do Mundo, enfrenta na terça-feira a Suíça como favorita nas oitavas de final, em São Paulo.

A equipe de Alejandro Sabella deve ter apenas uma alteração em relação ao time que venceu a Nigéria por 3-2 na semana passada: o atacante Ezequiel Lavezzi na vaga de Sergio 'Kun' Agüero, que sofreu uma lesão muscular.

A partida na Arena Corinthians está programada para as 13H00 e terá como árbitro o sueco Jonas Eriksson. O vencedor enfrentará nas quartas de final o país classificado do confronto entre Bélgica e Estados Unidos.

Empurrada por quatro gols de Messi, a 'Albiceleste' venceu as três partidas do Grupo F (2-1 na Bósnia, 1-0 sobre o Irã e 3-2 contra a Nigéria), mas provocou muitas dúvidas, especialmente na defesa.


A Suíça alternou altos e baixos, com uma vitória de 2-1 sobre o Equador conquistada com um gol nos acréscimos, uma dura derrota de 5-2 para a França e uma vitória consistente de 3-0 sobre Honduras, que garantiu o segundo lugar no Grupo E.

Apontada como uma das favoritas ao título no Brasil, a Argentina nunca perdeu para os suíços, com quatro vitórias e dois empates, incluindo um triunfo na Copa do Mundo da Inglaterra-1966 (2-0).


No último amistoso entre os dois países, em 2012, a Argentina venceu por 3-1, com três gols de Messi.

Mas a Argentina não deve esquecer que o resultado do amistoso foi enganoso, pois a partida disputada em Berna estava empatada em 1-1 até os 42 do segundo tempo, quando o craque argentino fez o segundo gol. O terceiro foi anotado nos acréscimos.


Os suíços têm experiência em vencer um favorito. Na África do Sul-2010, derrotaram a Espanha, que depois conquistaria o título, por 1-0 na estreia.

A principal arma da equipe é o atacante Xherdan Shaqiri, 22 anos e nascido em Kosovo, que é chamado em seu país de "Messi dos Alpes". O jogador do Bayern de Munique anotou os três gols na vitória contra Honduras.

"Sabemos como jogam, conhecemos suas virtudes e também suas carências. Vamos trabalhar nisto para derrotá-los", disse Gonzalo Higuaín, que joga no Napoli da Itália ao lado de dois titulares (Gokhan Inler e Valon Behrami) e um reserva (Blerim Dzemaili) da Suíça.

Em uma partida que pode ser similar ao jogo contra o Irã, com um adversário fechado e esperando pela possibilidade de contra-atacar, a Argentina precisará de paciência e muita prudência na defesa. Os descuidos contra os persas quase custaram uma derrota, antes do gol de Messi aos 46 do segundo tempo.

Neste sentido, a lesão de Agüero acabou, ao menos no momento, com o 'Quarteto Fantástico" de ataque (formado ainda por Messi, Higuaín e Ángel di María). Sabella tem a oportunidade de dar mais equilíbrio ao time.

Com Lavezzi, um atacante de movimentação intensa, o técnico pode manter o esquema ofensivo 4-3-3, que agrada Messi, no momento do ataque e passar a um 4-4-2 com a perda da bola, o que ajudará os volantes Javier Mascherano e Fernando Gago.

Além de Lavezzi, Sabella pode optar ainda por Rodrigo Palacio, outro atacante, ou volantes como Ricardo Álvarez, Maxi Rodríguez e Enzo Pérez.

"Você pode assistir todos os vídeos, não adianta", afirmou o goleiro suíço Diego Benaglio ao ser questionado sobre a maneira de parar Messi.

"Não se trata apenas de saber como estarão os jogadores de defesa, e sim sobre como poderemos, como time, tornar impossível a vida dos argentinos", completou o goleiro experiente, de 30 anos.

A Suíça não poderá contar com o atacante Mario Gavranovic, reserva e opção para o segundo tempo, que sofreu uma ruptura dos ligamentos cruzados do joelho direito durante um treino no sábado. No domingo, o jogador retornou a seu país para uma cirurgia.

Mas os suíços entram em campo como franco-atiradores, sem nada a perder e apostando em mais uma zebra na Copa do Mundo do Brasil.

Escalações prováveis:

Argentina: Sergio Romero - Pablo Zabaleta, Federico Fernández, Ezequiel Garay, Marcos Rojo - Fernando Gago, Javier Mascherano, Ángel Di María - Ezequiel Lavezzi, Lionel Messi (cap), Gonzalo Higuaín. DT: Alejandro Sabella.

Suíça: Diego Benaglio - Stephan Lichtsteiner, Fabian Schär, Johan Djourou, Ricardo Rodriguez - Xherdan Shaqiri, Valon Behrami, Granit Xhaka, Gökhan Inler (cap), Admir Mehmedi - Josip Drmic. DT: Ottmar Hitzfeld (GER).

Árbitro: Jonas Eriksson (SUE).

mar/fp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.