Argélia anuncia espanhol Lucas Alcaraz como novo treinador da seleção do país
Mais Esportes|Do R7
O espanhol Lucas Alcaraz, de 50 anos, foi anunciado nesta quinta-feira pela Federação Argelina de Futebol (FAF, na sigla em francês) como novo treinador da seleção do país africano. A escolha do ex-técnico do Granada, confirmada no site oficial da entidade, foi vista como surpreendente.
O novo presidente da FAF, Jeídin Zetchi, ao assumir o cargo, há apenas um mês, disse que o novo comandante da Argélia viria do futebol da Espanha, do qual é um fã declarado.
No entanto, as especulações apontavam para outros dois nomes: Juande Ramos, com bom currículo, e Juan Carlos Garrido, ex-treinador do Al Ahly, do Egito, o primeiro nome na preferência do dirigente argelino devido à experiência no futebol árabe. Além de Joaquín Caparrós, mais próximo de assinar, e Aitor Karanka, sem uma equipe depois de deixar o Middlesbrough.
A incorporação de Alcaraz aparentemente conta com a aprovação de estrelas locais, como o atacante Riad Mahrez, campeão inglês da temporada passada pelo Leicester City, mas rompe uma tradição do futebol argelino de optar por treinadores que sejam fluentes em francês.
Nesse sentido, as críticas se intensificaram no país. A imprensa local entende que o desconhecimento da língua pode causar problemas de comunicação com os jogadores. E também coloca em dúvida o currículo de Alcaraz pela falta de bagagem - inclusive internacional - do treinador.
A FAF argumenta o idioma não será um problema, já que a maioria dos jogadores da seleção atual é formada por uma "legião estrangeira", com jogadores espalhados por algumas das ligas mais importantes do mundo, como a inglesa, italiana, espanhola e alemã.
Nos últimos meses, a Argélia mudou de treinador quatro vezes, fato apontado como especialistas locais no assunto como causa para a fraca campanha da equipe nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.