A três dias de jogo decisivo, Felipão ainda não preparou time em campo
Mais Esportes|Do R7
Por Pedro Fonseca
TERESÓPOLIS, Rio de Janeiro (Reuters) - Um dia de folga, um treino só dos reservas e uma atividade técnica e depois recreativa. A três dias do jogo decisivo contra Camarões, foi isso que a seleção brasileira fez até agora depois do empate sem gols com o México, o que significa que o time que buscará vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo ainda não treinou junto desde a última partida.
O técnico Luiz Felipe Scolari, que poupou os titulares do treino de quinta-feira sob chuva forte na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), apesar da folga na véspera, levou a campo todos os jogadores de linha nesta sexta, mas a atividade foi voltada para aspectos técnicos.
Em nenhum momento o treinador colocou o time que pretende escalar contra Camarões para treinar junto.
O único jogador que não participou do treino desta sexta foi o goleiro Julio Cesar. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol, (CBF), ele ficou na academia realizando trabalho específico e não há qualquer problema físico.
O treinamento de 1 hora e 30 minutos foi focado em cruzamentos, finalizações, triangulações e jogadas de área, tanto no ataque como na defesa. Felipão colocou o auxiliar Flávio Murtosa para treinar os zagueiros e se encarregou das jogadas de ataque, setor que preocupa devido à falta de criatividade no empate com o México.
Nos minutos finais, os jogadores disputaram um rachão em dois toques, mas os times foram misturados e não houve separação entre titulares e reservas.
"Eles estão dando o treino errado. Isso é Copa do Mundo, tinha que estar treinando o time, dando conjunto, a seleção brasileira precisa mostrar muito mais do que vem mostrando até agora", disse à Reuters o ex-atacante do Brasil e atual comentarista de TV Dadá Maravilha, que tem acompanhado os treinos da seleção na Granja Comary.
Felipão terá só mais dois treinamentos para preparar o time antes do jogo de segunda contra Camarões: sábado na Granja e domingo no Estádio Nacional Mané Garrincha, local da partida, em Brasília. O treino de reconhecimento do gramado será fechado para a imprensa, o que não aconteceu até o momento em nenhuma atividade no centro de treinamento da seleção.
Diante dos problemas vistos nos dois primeiros jogos da equipe (3 x 1 na Croácia e 0 x 0 com o México), em que o Brasil não conseguiu repetir o padrão de jogo da Copa das Confederações do ano passado, jogadores reconheceram a necessidade de melhorar e o técnico terá que decidir se mantém a confiança no time montado há um ano ou se vai fazer mudanças.
Se decidir realizar alguma alteração, o técnico pode sentir falta de não ter feito experiências durante a preparação para o Mundial. [ID:nL2N0P116C]
Perguntado se a seleção brasileira deveria estar se preparando melhor, o zagueiro David Luiz disse que o time tem "inúmeras formas de treinamento também fora de campo".
O Brasil precisa ao menos de um empate contra Camarões para conseguir vaga na próxima fase da Copa do Mundo.
Após duas derrotas, Brasil e México somam 4 pontos, ante 3 da Croácia e zero de Camarões. Se vencer, o Brasil deve garantir a liderança da chave, pois o México, com um gol a menos de saldo, terá pela frente uma equipe mais forte e também com chances de classificação: a Croácia.
None
(Edição de Eduardo Simões)