Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

À espera de um convite do UFC, Sapo revela meta de chegar a 100 vitórias no MMA

Brasileiro é apontado como o melhor atleta do cenário nacional há dois anos

Mais Esportes|Diego Ribas, do R7

Sapo costuma sobrar em suas lutas e aguarda convite para o UFC
Sapo costuma sobrar em suas lutas e aguarda convite para o UFC

Recentemente, Dana White, presidente do UFC, anunciou que serão realizadas 35 edições do evento em 2014, sendo 13 delas no Brasil, o que, assim como neste ano, permitirá que alguns atletas do País aumentem suas chances na busca de vagas no octógono mais famoso do mundo.

E foi graças a essa abertura que nomes como Ivan ‘Batman’ e Ildemar ‘Marajó’ anteciparam sua entrada na organização. Mas, curiosamente, os dois lutadores citados já foram vencidos pelo paraense Luis ‘Sapo’, atleta de 33 anos que consta com 59 triunfos no MMA e, apesar de ser apontado como o melhor brasileiro que não atua no UFC, ainda espera por uma chance no torneio.

Em conversa com a reportagem do R7, Sapo afirmou que ainda não sabe quando e se de fato terá uma porta aberta na organização. Mas, enquanto espera pelo trabalho de bastidor feito pelo seu manager, segue competindo. E acumulando vitórias.

— Minha meta é chegar a 100 vitórias no MMA. Tenho 75, na verdade, mas apenas 59 entraram no meu ranking oficial. Então, faltam 25 para chegar onde quero, e vou lutando nos melhores eventos que eu puder para chegar a esse número.


Competindo profissionalmente desde o ano 2000, o atleta parece disposto a alcançar tal meta o mais rápido possível e, acostumado a competir mais do que os usuais quatro combates por ano (média de três meses de descanso e intervalo entre as disputas), Sapo já acumula cinco nocautes no primeiro round em 2013.

Os dois últimos, por sinal, foram conquistados com apenas cinco dias de espaço, em duelos realizados no Peru e nos EUA. Intervalo parecido para seus próximos desafios, nos dias 23 e 30 de novembro, quando Sapo disputará dois cinturões dos meio-médios (77 kg), um no Brasil e um no Equador.


— Eu só pensarei em parar quando meu corpo não aguentar mais. Até lá, quero estar em atividade, pois amo o que faço. Às vezes, a gente faz loucuras, mas gosto de lutar, de ultrapassar barreiras. Muitos dizem que o ideal é lutar de três em três meses, mas não vejo dessa forma. Para mim, de dois em dois meses é perfeito.

Reconhecendo que seu nome aparece com destaque no cenário nacional, Sapo relembrou o momento mais próximo que esteve de entrar no UFC, no início deste ano, quando chegou a vencer a luta classificatória para entrar no TUF Brasil 2.


No entanto, um mal entendido teria levado a organização do reality show a vetar sua participação pelo fato do atleta ainda ter contrato com o Bellator, evento rival do UFC.

— Eu não tinha mais contrato com o Bellator. Foi confusão no momento, mas é uma página que quero esquecer. Fiz um dos melhores camps da minha carreira, e pude mostrar com a minha vitória que eu era o favorito para vencer o TUF. Não sei o que se passa nos bastidores, muitos dizem que estou cotado e que falta pouco para assinar, mas só vou saber quando o contrato estiver na minha frente. Não sei o que preciso fazer a mais. Tenho currículo para estar lá, mas estou tranquilo. Se tiver convite, estou aqui. Enquanto isso, tenho mais lutas no contrato com o XFC, e vou treinando e lutando.

Com seis cinturões conquistados ao longo da carreira e com mais dois em disputa apenas em 2013, Sapo também chama a atenção de outros eventos internacionais, como o WSOF, que já lhe fez duas propostas recentemente, e que pode contar com seu “passe” no ano que vem.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.