Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

A 100 dias dos Jogos de Sochi, Rússia festeja e gays protestam

Mais Esportes|Do R7

A Rússia organizou grandes celebrações nesta quarta-feira para marcar a contagem regressiva de cem dias para os Jogos Olímpicos de inverno Sochi-2014 em meio à polêmica sobre a lei que proíbe a 'propaganda gay' no país.

Enquanto voluntários festejavam, grupos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) protestaram contra o fato do novo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, ter se "recusado" a encontrá-los durante sua visita ao país.

"Os militantes LGBT da Rússia interpretam esta decisão como um novo sinal que mostra que os Jogos Olímpicos são longe de ser uma plataforma que incentive para respeitar e promover os valores olímpicos, declarou um conjunto de associações de defesa direitos dos homossexuais em um comunicado.

Na segunda-feira, durante um encontro com Bach em Sochi, o presidente Vladimir Putin tinha assegurado que faria de tudo "para que atletas, espectadores e visitantes se sintam bem nos Jogos Olímpicos, qualquer que seja sua nacionalidade, origem étnica ou orientação sexual".


Desde que a controversa lei que pune com multa ou até prisão a "propaganda gay" diante de menores de idade, vários atletas, artistas e até ministros de países do mundo inteiro fizeram críticas duras a Putin, e alguns chegaram a apelar pelo boicote dos Jogos.

Militantes LGBT chegaram a pedir para que uma "Pride House", lugar de convivência para homossexuais, seja erguida em Sochi.


Nesta quarta-feira, Bach, que visitou as instalações olímpicas, se disse "confiante no fato que os participantes dos Jogos Olímpicos de 2014 voltarão para casa com lembranças inesquecíveis".

Para marcar a contagem regressiva de cem dias para a cerimônia de abertura, voluntários desfilaram em frente ao terminal marítimo de Sochi, na beira do mar Negro, vestindo pela primeira vez o uniforme oficial dos Jogos, que mistura cores vivas com um fundo azul.


A televisão russa mostrou imagens de cem pessoas formando o número 100 no Parque Olímpico e fazendo acrobacias.

Outras cerimônias foram organizadas em todo o território russo. Os anéis olímpicos enfeitam várias cidades, inclusive na Sibéria.

Já o Banco Central do país anunciou que imprimiria notas de cem roblas (cerca de 2,5 euros) com imagens referentes aos Jogos.

De um lado, um atleta fazendo um salto de snowboard em cima da cidade de Sochi e de outro o famoso Pássaro de fogo, animal lendário do folklore russo.

Cerca de 20 milhões de exemplares dessas notas entrarão em circulação, explicou o Banco Central russo em um comunicado.

A imprensa local também deu destaque ao evento. Alguns jornais fizeram cadernos especiais sobre as Olimpíadas.

O diário esportivo Sovietski Sport estampou em sua manchete: "Os Jogos Olímpicos, um presente de Papai Noel.

Já o jornal econômico Vedomosti publicou uma página dupla mostrando fotos de todos os medalhistas de Jogos de Inverno da Rússia, desde a edição de Chamonix-1924.

bfi/nm/ol/dhe/lg

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.