Zé Ricardo deixa Vasco para assumir clube que luta contra o rebaixamento no Campeonato Japonês
Shimizu S-Pulse acumula maus resultados e demissões de técnicos nos últimos anos
Lance|Do R7
O Shimizu S-Pulse será o destino de Zé Ricardo, que neste domingo (5) acertou a saída do Vasco em meio a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. No futebol asiático, contudo, o treinador não deverá ter vida mais fácil que o desafio de levar o cruz-maltino de volta à elite do futebol nacional: seu novo time está na luta para escapar do rebaixamento no Campeonato Japonês.
Disputada em pontos corridos, a J-League - como se chama a liga nipônica - tem 16 rodadas jogadas até agora. E o S-Pulse, conhecido pela época notória da competição em terras brasileiras, tem uma trajetória decepcionante: venceu apenas dois jogos, com sete empates e sete derrotas. São cinco jornadas sem vitórias.
Atualmente o clube ocupa a 16ª colocação na tabela, com 13 pontos. Essa posição o leva à disputa de uma repescagem contra representantes da segunda divisão que não conseguiram o acesso imediato.
A temporada como um todo não tem sido fácil para o S-Pulse. Na J-League Cup, espécie de Copa da Liga, venceu só duas em seis jogos disputados.
Com ídolos brasileiros como Djalminha, ex-Flamengo e Palmeiras, e Araújo, atacante ex-Fluminense, o S-Pulse também não é conhecido no Japão como um lugar estável para técnicos. Trocou seis vezes de comandante em quatro anos. Zé Ricardo é o terceiro estrangeiro da lista, que teve o australiano Peter Cklamovski e o espanhol Miguel Ángel Lotina antes na lista.
Lotina teve um pífio desempenho na reta final da J-League do ano passado, quando o time despencou da luta por uma vaga na Liga dos Campeões da Ásia para a quase zona da repescagem, a mesma atual.
Acabou substituído ao término da temporada por Hiroaki Hiraoka, ex-zagueiro da seleção japonesa, que foi demitido na última segunda-feira (29/5), após derrota do S-Pulse para o rival Kashiwa Reysol por 3 a 1.
Na sua nova casa Zé Ricardo poderá contar com diversos brasileiros: o zagueiro Valdo, ex-Ceará, os meias Ronaldo (revelação das categorias de base do Flamengo) e Renato Augusto (revelação do Palmeiras), e os atacantes Thiago Santana (ex-Internacional) e Carlinhos Júnior, ex-Paraná, principal ídolo da torcida.
O tempo de contrato firmado entre Zé Ricardo e o S-Pulse ainda não foi divulgado. A imprensa japonesa, por exemplo, ainda especulava nesta manhã nomes que poderiam assumir a equipe.
TABELA
> Confira jogos, classificação e simule resultados da Série B-22