Ymanitu Silva é confirmado no Australian Open e faz história
Catarinense é o primeiro cadeirante a disputar o primeiro Grand Slam do ano, em Melbourne
Lance|Do R7
Ymanitu Silva, atleta ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí (SC), oitavo do mundo, foi confirmado, nesta sexta-feira, na chave principal do Australian Open na categoria Quad. Pela primeira vez um atleta cadeirante brasileiro disputará a seleta competição no tênis em cadeira de rodas.
A competição acontece no fim de janeiro, a partir do dia 24. Antes, o catarinense disputa dois outros torneios preparatórios, ambos em Melbourne.
Este será o terceiro Slam diferente que Ymanitu participa. Ele esteve em Roland Garros onde foi vice-campeão de duplas, e jogou em 2022 pela primeira vez Wimbledon, o mais tradicional do esporte. Será sua quarta participação neste tipo de evento na carreira.
"Mais um Grand Slam na minha carreira, estou muito feliz com essa notícia, isso mostra que todo o trabalho e dedicação da minha parte e da minha equipe técnica vem dando resultado. Gostaria de agradecê-los e aos meus patrocinadores que tornam isso possível. Rumo à Austrália e conto com a torcida de todos vocês".
"É inédito, nunca um cadeirante brasileiro disputou o Australian Open e é mais uma notícia muito boa para a equipe ADK Tennis que terá não só o Ymanitu bem como outros representantes no Grand Slam na Austrália: Rafa Matos nas duplas, Carol Meligeni no quali de simples e o treinador Luiz Peniza", disse Patrício Arnold, diretor da ADK Tennis.