WNBA anuncia plano para início da temporada de 2020

Calendário de competição prevê 22 partidas para cada equipe seguidas pelos playoffs

Lance

Lance

Lance

Depois de conversas com parceiros e grupos da liga, incluindo a Associação Nacional de Atletas da WNBA (WNBPA), a WNBA (Women National Basketball Association) anunciou nesta segunda-feira detalhes do plano de retorno às quadras para o início da temporada 2020.

A liga está finalizando uma parceria para que a IMG Academy, em Bradenton (Flórida), seja a 'casa oficial' da temporada 2020 da WNBA, com um calendário de competição com 22 partidas para cada equipe, seguindo do formato tradicional de Playoffs.

No começo de julho, a IMG Academy vai receber cada uma das 12 equipes e servir de centro para treinos, jogos e acomodações. A prioridade número 1 segue sendo a saúde e a segurança de jogadores e demais profissionais dos times, e a liga segue trabalhando próximo de especialistas da área médica e de saúde pública, além das autoridades, em orientações abrangentes para garantir que sejam seguidos os protocolos médicos e de proteção adequados. Devido ao cenário de pandemia, a liga e os jogadores seguirão revendo os procedimentos e fazendo as adaptações necessárias nos planos antes da chegada ao local e início dos treinamentos durante toda a temporada.

- Estamos finalizando um plano de início de temporada para aproveitar o tremendo momento gerado na liga durante a off season e estamos usando todas as orientações de saúde e segurança a atletas e equipes para que sejam adotados todos os protocolos necessários - afirmou Cathy Engelbert, Comissária da WNBA.

- Continuaremos a consultar especialistas e autoridades de saúde pública, assim como jogadoras, donos de franquias e outras partes interessadas, à medida em que avançamos em nosso plano de execução. E, apesar dos problemas causados pela pandemia global em nossa temporada 2020, a WNBA e seu Conselho de Administração (Board of Governors) acreditam em apoiar e valorizar as atletas de elite que jogam na liga, portanto, as jogadoras receberão seus salários e benefícios completos durante a temporada 2020.

- Como casa de alguns dos principais atletas, treinadores e especialistas em desempenho do mundo, a IMG Academy está empolgada em ser parceria das melhores jogadoras do mundo e de toda a família WNBA - frisou Tim Pernetti, Vice-Presidente Executivo da IMG Events & Media. - Estamos realmente ansiosos para sermos a 'casa oficial' da WNBA 2020 e trabalhar em estreita colaboração com a liga oferecendo o melhor ambiente de treinamento e competição da categoria.

Com o formato único de temporada, em que todas as jogadoras estarão no mesmo lugar, ao mesmo tempo, pela primeira vez na história da liga, a WNBA se baseará no compromisso de valores sociais e apoiará as atletas a lançar uma ousada plataforma de justiça social como plano de ação para promover mudanças impactantes, mensuráveis e significativas.

A temporada 2020 da WNBA 2020 vai incluir uma plataforma dedicada, liderada pelas jogadoras, com o objetivo de apoiar e fortalecer alcance e impacto da liga e das equipes em questões de justiça social. Como anunciado recentemente, isso começou com a WNBA fazendo doações com a venda de produtos que promovem o empoderamento feminino 'Bigger Than Ball' (Maior Que A Bola) para a organização 'Equal Justice Initiative'.

- A WNBA se opõe a todas as formas de racismo, George Floyd e Breonna Taylor são os últimos nomes de uma extensa lista daqueles que foram sujeitos à brutalidade policial consequente da opressão sistêmica da Black Lives in America. E é nossa responsabilidade coletiva usar as plataformas para promover mudanças - disse Engelbert.

- Em nossas discussões com a liga, enfatizamos e eles concordaram que um forte compromisso com a temporada 2020 dará para a WNBA a chance de mostrar ao mundo que está tomando as medidas necessárias para garantir sustento e bem-estar, além de fornecer o oportunidade de ampliar a voz coletiva - disse Nneka Ogwumike, presidente do WNBPA. - Sempre estivemos na vanguarda de iniciativas com forte apoio de #BlackLivesMatter, #SayHerName, comunidade LGBTQ +, controle de armas, direitos de voto, #MeToo, saúde mental... E a lista continua. Isso não é apenas necessário do ponto de vista humanitário, mas pode ser uma das maiores oportunidades que esta liga tem e sempre terá.

- Como nas recentes negociações da CBA, o Comitê Executivo da WNBPA trabalhou incansavelmente para representar os interesses de todas as atletas, pois a liga planejava lançar uma temporada 2020 - falou Terri Jackson, Diretor Executivo da WNBPA. - Nossa sociedade aprendeu ou talvez tenha sido lembrada de uma lição importante: as mulheres são essenciais para a estabilidade econômica de suas famílias e comunidades. O compromisso da liga e das equipes é uma ratificação disso.

De acordo com o plano atual, as equipes se apresentarão na IMG Academy no início do mês que vem e os jogos da temporada regular devem ter início no fim de julho, após um período de treinamentos.

Ainda que a temporada 2020 da WNBA seja disputada sem a presença de público, devido à pandemia do COVID-19, a liga segue pensando em maneiras de aproximar liga e atletas, oferecendo aos fãs um lugar na primeira fila em casa, com o apoio dos parceiros de transmissão ESPN, CBS Sports Network e NBA TV, em seu compromisso contínuo com o esporte feminino. O calendário da temporada 2020 da WNBA, apresentada por AT&T, será anunciado posteriormente.