Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vidas negras importam: como os clubes brasileiros se posicionaram contra o racismo

Lance|

Na semana passada, George Floyd, negro, foi morto nos Estados Unidos por um policial branco que ajoelhou em seu pescoço. Depois, uma série de protestos, no país e também fora dele, surgiu contra o racismo e o fascismo. No Brasil, eles continuam, e o futebol não está fora deste momento – lembrando, também, a quantidade de jovens negros que são mortos por aqui em atividades policiais. Confira abaixo o que cada clube das Séries A e B do Campeonato Brasileiro postaram até agora em suas redes sociais.
Na semana passada, George Floyd, negro, foi morto nos Estados Unidos por um policial branco que ajoelhou em seu pescoço. Depois, uma série de protestos, no país e também fora dele, surgiu contra o racismo e o fascismo. No Brasil, eles continuam, e o fu... Na semana passada, George Floyd, negro, foi morto nos Estados Unidos por um policial branco que ajoelhou em seu pescoço. Depois, uma série de protestos, no país e também fora dele, surgiu contra o racismo e o fascismo. No Brasil, eles continuam, e o futebol não está fora deste momento – lembrando, também, a quantidade de jovens negros que são mortos por aqui em atividades policiais. Confira abaixo o que cada clube das Séries A e B do Campeonato Brasileiro postaram até agora em suas redes sociais.
Além de postar uma imagem com a hashtag ‘Vidas negras importam’, o Athletico-PR entrou em uma corrente com outros times do Brasileirão de jogadores negros que fizeram parte da história do clube, citando Djalma Santos, Ziquita e Cléber.
Além de postar uma imagem com a hashtag ‘Vidas negras importam’, o Athletico-PR entrou em uma corrente com outros times do Brasileirão de jogadores negros que fizeram parte da história do clube, citando Djalma Santos, Ziquita e Cléber. Além de postar uma imagem com a hashtag ‘Vidas negras importam’, o Athletico-PR entrou em uma corrente com outros times do Brasileirão de jogadores negros que fizeram parte da história do clube, citando Djalma Santos, Ziquita e Cléber.
Usando hashtags do protesto, o Atlético-GO postou uma imagem com os dizeres ‘não é preciso ser negro para lutar contra o racismo’, além de postar três atletas negros que fizeram parte de sua história na corrente dos clubes: Valdeir, Pituca e Moacir.
Usando hashtags do protesto, o Atlético-GO postou uma imagem com os dizeres ‘não é preciso ser negro para lutar contra o racismo’, além de postar três atletas negros que fizeram parte de sua história na corrente dos clubes: Valdeir, Pituca e Moacir. Usando hashtags do protesto, o Atlético-GO postou uma imagem com os dizeres ‘não é preciso ser negro para lutar contra o racismo’, além de postar três atletas negros que fizeram parte de sua história na corrente dos clubes: Valdeir, Pituca e Moacir.
Entrando na corrente dos clubes, o Atlético-MG postou três atletas negros que passaram por BH: Ubaldo, Dario e Ronaldinho Gaúcho (foto). ‘Seja em campo ou na arquibancada, o povo preto é parte da essência do Galo’.
Entrando na corrente dos clubes, o Atlético-MG postou três atletas negros que passaram por BH: Ubaldo, Dario e Ronaldinho Gaúcho (foto). ‘Seja em campo ou na arquibancada, o povo preto é parte da essência do Galo’. Entrando na corrente dos clubes, o Atlético-MG postou três atletas negros que passaram por BH: Ubaldo, Dario e Ronaldinho Gaúcho (foto). ‘Seja em campo ou na arquibancada, o povo preto é parte da essência do Galo’.
Henricão, Baiaco (foto) e Zé Carlos foram os nomes lembrados pelo Bahia. ‘Já imaginou o queria seria de nossa história sem esses 3 nomes, torcedor? Somos todos iguais!’.
Henricão, Baiaco (foto) e Zé Carlos foram os nomes lembrados pelo Bahia. ‘Já imaginou o queria seria de nossa história sem esses 3 nomes, torcedor? Somos todos iguais!’. Henricão, Baiaco (foto) e Zé Carlos foram os nomes lembrados pelo Bahia. ‘Já imaginou o queria seria de nossa história sem esses 3 nomes, torcedor? Somos todos iguais!’.
Além de postar uma imagem com a hashtag do movimento, o Botafogo entrou na corrente e citou três nomes importantes da história do clube: Didi, Jairzinho e PC Caju.
Além de postar uma imagem com a hashtag do movimento, o Botafogo entrou na corrente e citou três nomes importantes da história do clube: Didi, Jairzinho e PC Caju. Além de postar uma imagem com a hashtag do movimento, o Botafogo entrou na corrente e citou três nomes importantes da história do clube: Didi, Jairzinho e PC Caju.
‘Se você não luta contra o racismo, você faz parte dele’, escreveu o Bragantino nas redes sociais, e também lembrou de Mauro Silva, Silvio e Ligger na corrente.
‘Se você não luta contra o racismo, você faz parte dele’, escreveu o Bragantino nas redes sociais, e também lembrou de Mauro Silva, Silvio e Ligger na corrente. ‘Se você não luta contra o racismo, você faz parte dele’, escreveu o Bragantino nas redes sociais, e também lembrou de Mauro Silva, Silvio e Ligger na corrente.
O Ceará trouxe os nomes de Tiquinho (foto), Petróleo e João Marcos, ‘grandes jogadores negros que fizeram parte dos nossos gloriosos 106 anos’.
O Ceará trouxe os nomes de Tiquinho (foto), Petróleo e João Marcos, ‘grandes jogadores negros que fizeram parte dos nossos gloriosos 106 anos’. O Ceará trouxe os nomes de Tiquinho (foto), Petróleo e João Marcos, ‘grandes jogadores negros que fizeram parte dos nossos gloriosos 106 anos’.
O Corinthians não deixou a desejar. Além de citar três nomes de jogadores (Wladimir, Basílio e Zé Maria), postou um vídeo com atletas negros do seu platel, passado e atual, com os dizeres ‘O racismo mata e destrói famílias no Brasil e no mundo. Não se cale. Nós nos importamos com essas vidas. Por isso somos Corinthians’.
O Corinthians não deixou a desejar. Além de citar três nomes de jogadores (Wladimir, Basílio e Zé Maria), postou um vídeo com atletas negros do seu platel, passado e atual, com os dizeres ‘O racismo mata e destrói famílias no Brasil e no mundo. Não se ... O Corinthians não deixou a desejar. Além de citar três nomes de jogadores (Wladimir, Basílio e Zé Maria), postou um vídeo com atletas negros do seu platel, passado e atual, com os dizeres ‘O racismo mata e destrói famílias no Brasil e no mundo. Não se cale. Nós nos importamos com essas vidas. Por isso somos Corinthians’.
O Coritiba também postou um vídeo lembrando os nomes de jogadores negros que passaram pelo clube. ‘O mundo clama por uma sociedade mais igualitária. Vidas negras importam, sim. Assim como o Coxa, vocês são o orgulho do povo’.
O Coritiba também postou um vídeo lembrando os nomes de jogadores negros que passaram pelo clube. ‘O mundo clama por uma sociedade mais igualitária. Vidas negras importam, sim. Assim como o Coxa, vocês são o orgulho do povo’. O Coritiba também postou um vídeo lembrando os nomes de jogadores negros que passaram pelo clube. ‘O mundo clama por uma sociedade mais igualitária. Vidas negras importam, sim. Assim como o Coxa, vocês são o orgulho do povo’.
Além de mencionar Zizinho, Junior e Adílio, o Flamengo postou uma imagem pedindo para que todos sejam antirracismo.
Além de mencionar Zizinho, Junior e Adílio, o Flamengo postou uma imagem pedindo para que todos sejam antirracismo. Além de mencionar Zizinho, Junior e Adílio, o Flamengo postou uma imagem pedindo para que todos sejam antirracismo.
‘Por George Floyd, João Pedro, Ágatha e tantos outros, LUTE CONTRA O RACISMO! Nunca esqueceremos de Waldo, nosso maior goleador, Washington e Assis, o casal 20’, escreveu o Fluminense.
‘Por George Floyd, João Pedro, Ágatha e tantos outros, LUTE CONTRA O RACISMO! Nunca esqueceremos de Waldo, nosso maior goleador, Washington e Assis, o casal 20’, escreveu o Fluminense. ‘Por George Floyd, João Pedro, Ágatha e tantos outros, LUTE CONTRA O RACISMO! Nunca esqueceremos de Waldo, nosso maior goleador, Washington e Assis, o casal 20’, escreveu o Fluminense.
‘Pedro Basílio, Lucio Bala (foto) e Tinga. Já imaginou o queria seria de nossa história sem esses 3 nomes, torcedor? Somos todos iguais!’, escreveu o Fortaleza na corrente dos clubes da Série A.
‘Pedro Basílio, Lucio Bala (foto) e Tinga. Já imaginou o queria seria de nossa história sem esses 3 nomes, torcedor? Somos todos iguais!’, escreveu o Fortaleza na corrente dos clubes da Série A. ‘Pedro Basílio, Lucio Bala (foto) e Tinga. Já imaginou o queria seria de nossa história sem esses 3 nomes, torcedor? Somos todos iguais!’, escreveu o Fortaleza na corrente dos clubes da Série A.
O Internacional também se manifestou: ‘No país que viveu séculos de escravidão, importam por serem as que menos sonham e mais morrem. Importam por Ágatha, João Pedro e cada nome que virou estatística. Por isso, o Clube do Povo precisa se manifestar e lutar contra o racismo’.
O Internacional também se manifestou: ‘No país que viveu séculos de escravidão, importam por serem as que menos sonham e mais morrem. Importam por Ágatha, João Pedro e cada nome que virou estatística. Por isso, o Clube do Povo precisa se manifestar e l... O Internacional também se manifestou: ‘No país que viveu séculos de escravidão, importam por serem as que menos sonham e mais morrem. Importam por Ágatha, João Pedro e cada nome que virou estatística. Por isso, o Clube do Povo precisa se manifestar e lutar contra o racismo’.
‘Já tivemos que mudar de nome para continuarmos existindo. Somos contra o racismo e qualquer prática preconceituosa que atente contra o direito à vida e à liberdade. Nascemos das diferenças e elas nos fazem mais fortes’, escreveu o Palmeiras.
‘Já tivemos que mudar de nome para continuarmos existindo. Somos contra o racismo e qualquer prática preconceituosa que atente contra o direito à vida e à liberdade. Nascemos das diferenças e elas nos fazem mais fortes’, escreveu o Palmeiras. ‘Já tivemos que mudar de nome para continuarmos existindo. Somos contra o racismo e qualquer prática preconceituosa que atente contra o direito à vida e à liberdade. Nascemos das diferenças e elas nos fazem mais fortes’, escreveu o Palmeiras.
O Santos postou um vídeo em suas redes sociais, trazendo torcedores, Pelé, Robinho e tantos outros negros que fizeram parte da história do clube. ‘Já passou da hora de todo mundo entender’.
O Santos postou um vídeo em suas redes sociais, trazendo torcedores, Pelé, Robinho e tantos outros negros que fizeram parte da história do clube. ‘Já passou da hora de todo mundo entender’. O Santos postou um vídeo em suas redes sociais, trazendo torcedores, Pelé, Robinho e tantos outros negros que fizeram parte da história do clube. ‘Já passou da hora de todo mundo entender’.
‘É preciso ser antirracista! Leônidas da Silva, Kátia Cilene e Mineiro ajudaram a construir e manter a nossa história’, escreveu o São Paulo, além de relembrar uma campanha de 2019, do Dia da Consciência Negra.
‘É preciso ser antirracista! Leônidas da Silva, Kátia Cilene e Mineiro ajudaram a construir e manter a nossa história’, escreveu o São Paulo, além de relembrar uma campanha de 2019, do Dia da Consciência Negra. ‘É preciso ser antirracista! Leônidas da Silva, Kátia Cilene e Mineiro ajudaram a construir e manter a nossa história’, escreveu o São Paulo, além de relembrar uma campanha de 2019, do Dia da Consciência Negra.
O Sport não só publicou uma imagem com a hashtag dos protestos, como também um vídeo no qual há momentos racistas no futebol e uma lista de expressões racistas utilizadas até os dias de hoje, como ‘lista negra’, ‘a coisa está preta’, entre outros.
O Sport não só publicou uma imagem com a hashtag dos protestos, como também um vídeo no qual há momentos racistas no futebol e uma lista de expressões racistas utilizadas até os dias de hoje, como ‘lista negra’, ‘a coisa está preta’, entre outros. O Sport não só publicou uma imagem com a hashtag dos protestos, como também um vídeo no qual há momentos racistas no futebol e uma lista de expressões racistas utilizadas até os dias de hoje, como ‘lista negra’, ‘a coisa está preta’, entre outros.
‘Respeite a cor da nossa história! Barbosa, Jorginho Carvoeiro (foto) e Odvan: negros que marcaram época em São Januário!’, escreveu o Vasco, além de repostar um vídeo de 2019.
‘Respeite a cor da nossa história! Barbosa, Jorginho Carvoeiro (foto) e Odvan: negros que marcaram época em São Januário!’, escreveu o Vasco, além de repostar um vídeo de 2019. ‘Respeite a cor da nossa história! Barbosa, Jorginho Carvoeiro (foto) e Odvan: negros que marcaram época em São Januário!’, escreveu o Vasco, além de repostar um vídeo de 2019.
Na Série B, o América-MG escreveu: ‘Nossa história é de luta e resistência! E temos MUITO ORGULHO de ter um negro entre nossos fundadores, além de ídolos eternos como Juca Show (foto), Jaburu e Juninho’.
Na Série B, o América-MG escreveu: ‘Nossa história é de luta e resistência! E temos MUITO ORGULHO de ter um negro entre nossos fundadores, além de ídolos eternos como Juca Show (foto), Jaburu e Juninho’. Na Série B, o América-MG escreveu: ‘Nossa história é de luta e resistência! E temos MUITO ORGULHO de ter um negro entre nossos fundadores, além de ídolos eternos como Juca Show (foto), Jaburu e Juninho’.
O Avaí citou Veneza, Rubão e Adílson Heleno (foto) na corrente entre os times das Séries A e B do Brasileirão.
O Avaí citou Veneza, Rubão e Adílson Heleno (foto) na corrente entre os times das Séries A e B do Brasileirão. O Avaí citou Veneza, Rubão e Adílson Heleno (foto) na corrente entre os times das Séries A e B do Brasileirão.
O Botafogo-SP lembrou três nomes da sua história, Geraldão, Lucas e Neneca (foto), além do seu próprio hino: ‘Sem preconceito, tem branco e preto nela!’.
O Botafogo-SP lembrou três nomes da sua história, Geraldão, Lucas e Neneca (foto), além do seu próprio hino: ‘Sem preconceito, tem branco e preto nela!’. O Botafogo-SP lembrou três nomes da sua história, Geraldão, Lucas e Neneca (foto), além do seu próprio hino: ‘Sem preconceito, tem branco e preto nela!’.
O Brasil de Pelotas postou o lema dos protestos, 'vidas negras importam'.
O Brasil de Pelotas postou o lema dos protestos, 'vidas negras importam'. O Brasil de Pelotas postou o lema dos protestos, 'vidas negras importam'.
A Chapecoense não só citou três atletas negros de sua história (Janga, Rafael Lima, Zózimo), como também explicou: ‘ficar calado, nessas situações, é assumir o lado do opressor’.
A Chapecoense não só citou três atletas negros de sua história (Janga, Rafael Lima, Zózimo), como também explicou: ‘ficar calado, nessas situações, é assumir o lado do opressor’. A Chapecoense não só citou três atletas negros de sua história (Janga, Rafael Lima, Zózimo), como também explicou: ‘ficar calado, nessas situações, é assumir o lado do opressor’.
O Confiança postou: ‘Cada dia que passa, fica mais difícil ver e acreditar em algumas coisas que acontecem no mundo. Casos como o do garoto João Pedro, George Floyd e tantos outros, devem nos tocar, mas acima de tudo, nos encorajar na luta contra o racismo’. Na foto, Audair, ídolo do clube.
O Confiança postou: ‘Cada dia que passa, fica mais difícil ver e acreditar em algumas coisas que acontecem no mundo. Casos como o do garoto João Pedro, George Floyd e tantos outros, devem nos tocar, mas acima de tudo, nos encorajar na luta contra o rac... O Confiança postou: ‘Cada dia que passa, fica mais difícil ver e acreditar em algumas coisas que acontecem no mundo. Casos como o do garoto João Pedro, George Floyd e tantos outros, devem nos tocar, mas acima de tudo, nos encorajar na luta contra o racismo’. Na foto, Audair, ídolo do clube.
Em vídeo publicado nesta terça, o CRB também se posicionou contra o racismo, com fala de seus jogadores.
Em vídeo publicado nesta terça, o CRB também se posicionou contra o racismo, com fala de seus jogadores. Em vídeo publicado nesta terça, o CRB também se posicionou contra o racismo, com fala de seus jogadores.
'Nossa história não seria tão cabulosa se não fossem as lutas e os talentos de negros como Roberto Batata, Zé Carlos, Dirceu Lopes e tantos outros que fizeram conhecer a força e o peso da camisa estrelada em todos os cantos do mundo', escreveu o Cruzeiro.
'Nossa história não seria tão cabulosa se não fossem as lutas e os talentos de negros como Roberto Batata, Zé Carlos, Dirceu Lopes e tantos outros que fizeram conhecer a força e o peso da camisa estrelada em todos os cantos do mundo', escreveu o Cruzeiro. 'Nossa história não seria tão cabulosa se não fossem as lutas e os talentos de negros como Roberto Batata, Zé Carlos, Dirceu Lopes e tantos outros que fizeram conhecer a força e o peso da camisa estrelada em todos os cantos do mundo', escreveu o Cruzeiro.
O CSA publicou uma imagem nos stories de seu Instagram com os dizeres ‘vidas negras importam’.
O CSA publicou uma imagem nos stories de seu Instagram com os dizeres ‘vidas negras importam’. O CSA publicou uma imagem nos stories de seu Instagram com os dizeres ‘vidas negras importam’.
'A palavra de ordem é RESPEITO. É dar um basta em algo que nunca deveria ter existido: o racismo. É entender que SOMOS TODOS IGUAIS', escreveu o Figueirense.
'A palavra de ordem é RESPEITO. É dar um basta em algo que nunca deveria ter existido: o racismo. É entender que SOMOS TODOS IGUAIS', escreveu o Figueirense. 'A palavra de ordem é RESPEITO. É dar um basta em algo que nunca deveria ter existido: o racismo. É entender que SOMOS TODOS IGUAIS', escreveu o Figueirense.
O Guarani também se posicionou: 'Racismo não é opinião ou preferência política, racismo é crime! Não precisa ser negro para lutar contra o racismo. Basta ser humano!'.
O Guarani também se posicionou: 'Racismo não é opinião ou preferência política, racismo é crime! Não precisa ser negro para lutar contra o racismo. Basta ser humano!'. O Guarani também se posicionou: 'Racismo não é opinião ou preferência política, racismo é crime! Não precisa ser negro para lutar contra o racismo. Basta ser humano!'.
'O futebol PRECISA ser uma ferramenta de conscientização social e não vamos nos omitir desta responsabilidade. O racismo tem que ser EXTERMINADO e RESPEITO é a palavra de ordem', escreveu o Juventude.
'O futebol PRECISA ser uma ferramenta de conscientização social e não vamos nos omitir desta responsabilidade. O racismo tem que ser EXTERMINADO e RESPEITO é a palavra de ordem', escreveu o Juventude. 'O futebol PRECISA ser uma ferramenta de conscientização social e não vamos nos omitir desta responsabilidade. O racismo tem que ser EXTERMINADO e RESPEITO é a palavra de ordem', escreveu o Juventude.
O Náutico lembrou de Lula Monstrinho, Jorge Mendonça (foto) e Nílson, jogadores negros que passaram pelo clube, e escreveu: ‘Não existe mais espaço, na vida e no futebol, pra quem pensa que a raça define quem o outro é’.
O Náutico lembrou de Lula Monstrinho, Jorge Mendonça (foto) e Nílson, jogadores negros que passaram pelo clube, e escreveu: ‘Não existe mais espaço, na vida e no futebol, pra quem pensa que a raça define quem o outro é’. O Náutico lembrou de Lula Monstrinho, Jorge Mendonça (foto) e Nílson, jogadores negros que passaram pelo clube, e escreveu: ‘Não existe mais espaço, na vida e no futebol, pra quem pensa que a raça define quem o outro é’.
A Ponte Preta lembrou de Miguel do Carmo, Odirlei e Aranha (foto), este último, inclusive, que já foi vítima de racismo dentro de campo.
A Ponte Preta lembrou de Miguel do Carmo, Odirlei e Aranha (foto), este último, inclusive, que já foi vítima de racismo dentro de campo. A Ponte Preta lembrou de Miguel do Carmo, Odirlei e Aranha (foto), este último, inclusive, que já foi vítima de racismo dentro de campo.
‘Racismo não é opinião, é crime! Neguinho, Pelezinho, Cabecinha, Bimbinha, Joel, são alguns de nossos ídolos negros, que ocupam um lugar de destaque em nossa história. O Sampaio não é apenas um rótulo, é história. É o time do povo!’, escreveu o Sampaio Corrêa.
‘Racismo não é opinião, é crime! Neguinho, Pelezinho, Cabecinha, Bimbinha, Joel, são alguns de nossos ídolos negros, que ocupam um lugar de destaque em nossa história. O Sampaio não é apenas um rótulo, é história. É o time do povo!’, escreveu o Sampaio... ‘Racismo não é opinião, é crime! Neguinho, Pelezinho, Cabecinha, Bimbinha, Joel, são alguns de nossos ídolos negros, que ocupam um lugar de destaque em nossa história. O Sampaio não é apenas um rótulo, é história. É o time do povo!’, escreveu o Sampaio Corrêa.
Dos clubes da Série A e Série B, apenas Cuiabá e Oeste não haviam se pronunciado sobre os movimentos antirracistas até o fechamento desta galeria.
Dos clubes da Série A e Série B, apenas Cuiabá e Oeste não haviam se pronunciado sobre os movimentos antirracistas até o fechamento desta galeria. Dos clubes da Série A e Série B, apenas Cuiabá e Oeste não haviam se pronunciado sobre os movimentos antirracistas até o fechamento desta galeria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.