Vela: Martine e Kahena disputam o Troféu Princesa Sofía de olho na elite mundial
Atuais bicampeãs olímpicas de 49erFX tentam a segunda conquista em Palma de Maiorca
Lance|Do R7
As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze estão prontas para representar o Brasil na classe 49erFX do tradicional Troféu Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha, entre os dias 4 e 8 de abril. O evento é parte importante da preparação das atuais bicampeãs olímpicas na corrida para os Jogos de Paris 2024.
A competição reúne as principais equipes da atualidade em um cenário paradisíaco e tem status equivalente ao de um Grand Slam do tênis, como Wimbledon ou Roland Garros. São esperados cerca de 1.200 velejadores, de diversas partes do mundo, em mais de dez classes.
+ Tetracampeã mundial, Natalia Guitler pede futevôlei nas Olimpíadas: 'Meu maior sonho'
O Troféu Princesa Sofía existe desde os anos 1960 e se consolidou no calendário da vela mundial. E as brasileiras têm histórico de bom desempenho na competição, com o título em 2019 e o segundo lugar no ano passado.
- É sempre uma competição boa de avaliação do momento que estamos vivendo, com excelente nível técnico. A flotilha tem crescido muito, e a qualidade de todas equipes hoje é um parâmetro bem legal de como a classe se encontra, já pensando nas grandes competições - comentou Kahena Kunze.
Este é o segundo evento da dupla em 2023 na Europa. Em fevereiro, elas ficaram em quarto lugar na Lanzarote International Regatta, em Lanzarote, também na Espanha, onde realizaram um período intenso de treinamentos.
No início de março, a dupla embarcou para mais um período de preparação, desta vez em Palma de Maiorca. Em meio às competições, Martine Grael e Kahena Kunze treinaram no Rio de Janeiro e também na Europa, onde são observadas de perto pela treinadora Martha Rocha e pelo técnico espanhol Pepe Lis.
- Continuamos trabalhando em cima do nosso equipamento para desenvolvermos o barco de modo a alcançarmos cada vez mais velocidade - explica Martha.
Entre os dias 8 a 23 de agosto, elas disputarão o Mundial de Vela, em Haia, na Holanda. A competição define as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As demais serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.
A vela brasileira terá a cidade de Algarrobo como sede deste evento. Além do Mundial e do Pan-Americano, as velejadoras têm muitos compromissos no ano, com agenda cheia de treinos e outras competições.